3D da cafeicultura 2010: o que foi feito?
No início do ano de 2010 o CaféPoint colocou em pauta a enquete: "3D da cafeicultura: quais os 3 desafios para 2010?", visando promover a interação entre os envolvidos na cadeia do café e propor novas ações para o desenvolvimento da cadeia. A competitividade está entre um dos desafios. Confira o que foi feito e que rumo a cafeicultura está tomando em prol de maior competitividade.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Especialistas do setor, produtores, consultores, extensionistas, entre outros, apontaram suas opiniões, porém foram identificados 8 grandes desafios. São eles:
- Competitividade
- Sustentabilidade
- Marketing
- Dar voz aos atores sociais
- Aproximar academia e setor produtivo
- Aumento do consumo interno
- Melhoria continua da qualidade do café oferecido aos consumidores
- Cenário de câmbio desfavorável ou Real valorizado
Agora, prestes a encerrar o ano de 2010, podemos ver em que a cadeia evoluiu e que ações foram feitas em prol da superação de tais desafios.
Competitividade
Acredita-se que para que o Brasil seja competitivo deva haver uma revolução tecnológica, com mecanização de colheita, principalmente na região de montanha e irrigação, etc. Com aplicação de tais tecnologias o custo de mão-de-obra deve ser reduzido.
O desafio foi apontado no início do ano e na semana passada mais um artigo foi publicado por Carlos Brando, falando sobre o assunto e a oportunidade de o Brasil realizar uma nova revolução diante da elevação dos preços do café nos últimos meses.
Em 2010 o setor promoveu diversos eventos e feiras como Ficafé, Fenicafé, Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, etc., que apresentaram tecnologias para serem implementadas nas lavouras, tanto grandes como pequenas.
Com a mudança no cenário mundial do mercado de café, em relação a oferta cada vez mais apertada, estoques cada dia mais baixos, principais países produtores enfrentando dificuldades para aumentar sua produção por enfrentarem adversidades de clima, o Brasil tem uma grande oportunidade de evoluir para ocupar a lacuna deixada pelos demais países produtores. Com isso, acredita-se que precisa de maior competitividade, que deve ser obtida principalmente com implementação dessas tecnologias.
Em breve será discutido os demais desafios.
Natália Fernandes, Equipe CaféPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!