carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Agenda do produtor

Três cafés de Rondônia participarão do Coffee of the Year 2017, na SIC

postado em 18/10/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Três cafés de Rondônia estão entre os 10 melhores para participar do Coffee of the Year 2017, premiação que acontecerá durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, de 25 a 27 de outubro. Os produtores classificados são do município de Cacoal, com a variedade conilon, e estão participando pela primeira vez do evento. 

Foto: Café Editora
                                                 Foto: Café Editora

Os cafés produzidos em Rondônia têm potencial para a qualidade da bebida, que apresenta sabores característicos da região Amazônica e atributos que os classificam como cafés raros, em relação ao aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade. No estado são produzidas 1,9 milhão de sacas de 60 quilos de café, uma área de 83,3 mil hectares, onde os principais produtores são os municípios de Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste, Alta Floresta, São Miguel do Guaporé e Alto Alegre dos Parecis.
De acordo com o agrônomo Janderson Dalazen, da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO), o governo incentiva a cultura do café por meio do Programa Plante Mais, além da distribuição de calcário e assistência técnica para os produtores: "em setembro realizamos o segundo concurso com cafés, que evidenciou a qualidade das bebidas. Foi daí que resolvemos enviar amostras para a competição nacional", explicou. 

Avaliados por classificadores profissionais com base nas provas da Associação de Cafés Especiais (SCA), bem como notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI), os 10 cafés conilon selecionados para participar do Coffee of the Year 2017 estarão disponíveis na SIC em térmicas sem identificação para uma degustação ás cegas realizada pelo público visitante do evento, que escolherá a melhor das bebidas. O resultado do vencedor será divulgado no dia 27 de outubro.
Segundo Dalazen, a classificação motiva os produtores de Rondônia a investirem em qualidade, tornando o estado mais competitivo e com produtos para mercados  exigentes. No ano passado, o vencedor do Coffee of the Year na modalidade conilon foi o produtor José Carlos de Azevedo, de Nova Venécia (ES). Para conferir se o seu café está na lista dos 150 escolhidos, clique aqui.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade