FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Semana Internacional do Café divulga lista do Coffee of the Year 2017

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 17/10/2017

2
0
Por Camila Cechinel

Avaliados por classificadores profissionais, com base nas provas da Associação de Cafés Especiais (SCA), bem como notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI), 150 amostras de cafés acima de 80 pontos foram selecionadas para participar da Sala de Cupping&Negócios, na Semana Internacional do Café (SIC), que acontecerá em Belo Horizonte, de 25 a 27 de outubro.

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                      Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

Dessa primeira filtragem, obtida de mais de 230 amostras, os dez melhores cafés especiais concorrerão ao Coffee of the Year 2017. Na feira, os "Top 10" estarão disponíveis em térmicas sem identificação para uma degustação às cegas realizada pelo público visitante do evento, que escolherá a melhor das bebidas. O resultado do vencedor será divulgado no último dia da SIC. 
Para entrar nesse seleto ranking, os cafés indicados pelos produtores precisaram atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. A avaliação sensorial levou itens como aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade. Na Sala de Cupping&Negócios, os cafeicultores selecionados farão a promoção dos seus cafés a compradores e outros provadores.

Para a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença, uma das organizadoras da feira, o evento é uma ótima oportunidade para divulgar o produto e realizar negócios. "O Coffee of the Year é uma vitrine para o produtor, pois gera muito interesse pelo seu café, mostra a qualidade da região e também uma tendência de mercado”, diz. Para conferir se o seu café está na lista dos 150 escolhidos, clique aqui

Melhores do Brasil

No Coffee of the Year 2016, o produtor Afonso Donizete Lacerda, de Dores do Rio Preto, na região do Caparaó, divisa Espírito Santo/Minas Gerais, foi o grande vencedor na modalidade arábica. Já na modalidade conilon, quem levou a melhor foi o produtor José Carlos de Azevedo, de Nova Venecia (ES).

Para o produtor Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó, vencedor do concurso nos anos de 2014 e 2015, a visibilidade proporcionada pela premiação é muito significativa para o desenvolvimento da produção. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAIME DE SOUZA

ITUETA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/10/2017

Quantas sacas foram premiadas para cada produtor?
LAUDIZIO MARQUESI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 23/10/2017

Satisfação em  ver na  lista dos melhores o produtor de Pouse Alegre, Sr. Jarbas  Cleto Lopes!!