ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso inadequado de fertilizantes em cafezais pode trazer problemas de efeito salino

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 30/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

O uso de fertilizantes é uma das tecnologias mais úteis desenvolvidas para a agricultura, permitindo altas produções em pequenas áreas de terra, com maior qualidade dos produtos e produção em locais antes inviáveis. 

A cafeicultura, por estar sendo cultivada em áreas de solos naturalmente pobres, como os cerrados, ou já desgastados pelo uso anterior, tem se beneficiado muito dos fertilizantes. Os produtos podem ser aplicados de modo totalmente manual, com pequenas máquinas manuais, com maquinário mecanizado, ou, ainda, através de sistemas de irrigação. Em todas as formas de aplicação, é importante adotar cuidados para o uso adequado. 

Os fertilizantes disponíveis no mercado são relativamente concentrados. Por isso, podem provocar efeito salino e, além desse problema, podem alterar rapidamente o equilíbrio de nutrientes e a microbiologia do solo. Como as raízes do cafeeiro são concentradas nas camadas mais superficiais do solo, o uso inadequado dos produtos, seja na forma sólida ou dissolvidos na água, pode provocar danos às raízes e à parte aérea das plantas. 

A aplicação de fertilizantes sólidos em superfície, de forma concentrada em área muito pequena (muito típico em aplicações manuais), provoca altas concentrações de sais no sistema radicular, com danos visíveis na parte aérea (figuras 1 e 2). Esses danos foram observados em cafeeiros conilon, na região Norte do Espírito Santo. O efeito salino pode provocar queima e desfolha nos cafeeiros e, em casos graves e em plantas mais jovens, pode até matar as plantas. Os danos pelo efeito salino podem ser observados em grandes extensões ou de forma aleatória, ou seja, em poucas plantas. Muitas vezes os técnicos e produtores desavisados podem confundir ou atribuir os sintomas de efeito salino a eventual ataque de patógenos, estresse hídrico, escaldaduras, deficiências minerais, senescência etc. 

No manejo dos fertilizantes, quando misturados/dissolvidos na água de irrigação, os cuidados também devem ser observados. A proporção entre água e fertilizante, eventuais problemas de furos em mangueiras, uso em solo ainda seco e outros erros de aplicação é que provocam efeitos danosos. Assim, as fertirrigações, principalmente quando se tratam de áreas irrigadas por gotejamento, devem ser recomendadas e executadas por pessoas treinadas 

Finalmente, vão aqui duas recomendações para que os fertilizantes sejam bem utilizados, trazendo benefícios e fazendo jus ao seu preço: 1- Nas aplicações de fertilizante sólido, deve-se espalhar o produto ao máximo na área da linha de cafeeiros; 2- Nas aplicações via fertirrigação, no gotejamento, deve-se preparar o equipamento e usar todos os cuidados relativamente aos produtos, doses, concentrações, condição de umidade do solo, etc, e, de preferência, o produtor deve procurar um especialista no assunto para orientação.


Figura 1- Sintomas de queimas em folhas de cafeeiros por efeito salino pelo mau uso de fertilizantes em cafeeiros conilon - Norte do Espírito Santo


Figura 2 - Queima em folhas e desfolha, por efeito salino, em cafeeiros conilon - Norte do Espírito Santo

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures