ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Azulão: cultivar de cafeeiros em destaque

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 15/02/2024

1 MIN DE LEITURA

1
0

A cultivar de cafeeiros azulão, pertencente ao grupo catucaí, vem se destacando pelas características de boa produtividade e resistência. 

As cultivares de cafeeiros catucaí, material híbrido entre icatu e catuaí, foram oriundas da seleção inicial, a partir de 1985, em campo de cerca de 4 mil cafeeiros da cultivar icatu vermelho. Foram identificadas 35 plantas de porte baixo, as quais foram selecionadas individualmente, sendo plantadas na Fazenda Experimental de Varginha (MG) para continuidade de seu melhoramento. 

Depois de derivadas várias gerações, seguidas de testagem em experimentos em várias regiões e por diversas safras, sempre em comparação com o padrão catuaí, foram sendo liberadas pela pesquisa, sendo registradas diversas cultivares para plantio comercial, como os catucaís 24/137, 2SL, 20-15, etc. 

A planta original 36/6, de catucaí vermelho, deu origem à seleção de cova 366, que foi nomeada como azulão, pela sua característica de folhagem escura, verde-azulada, e pelo seu alto vigor. 

Os ensaios mais recentes, onde cafeeiros da cultivar azulão vêm sendo testados, mostram que as últimas gerações desse material genético possuem boas características produtivas, sempre se posicionando entre os primeiros colocados em produtividade. 

Na tabela 1, podem ser observados comparativos de produtividade em três ensaios, envolvendo grande número de safras controladas, verificando-se um acréscimo médio de 30,6% sobre o padrão catuaí. 

Os cafeeiros da cultivar azulão têm porte baixo, cor verde na brotação nova, alto vigor, frutos vermelhos e de maturação média. Possuem boa resistência à ferrugem e se mostram mais tolerantes ao estresse hídrico. 

Destaca-se, ainda, resultados de avaliação da qualidade de bebida dos cafés da cultivar azulão, em estudos realizados pelo setor especializado do IFES Muzambinho (MG), onde, na comparação com cafés de outras variedades, os cafés do azulão foram os de melhor pontuação. 

A cultivar azulão foi registrada no MAPA pela Fundação Procafé e o pedido de sementes pode ser feito por lá. Ela se adapta às condições das principais regiões de cultivo de C. arábica no país, sendo uma das mais recomendadas para plantio em condições de clima mais quente e seco. 

Tabela 1- Comparativo de produtividade em cafeeiros da cultivar azulão em relação ao padrão catuaí, em três ensaios na FEX Varginha-MG, 2023


Cafeeiros da cultivar azulão aos 2 anos de idade (esq.) e após 10 safras, pós-esqueletamento, (dir.) - FEX Varginha, nov/23

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO ALVARENGA

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/03/2024

Cultivares com destaque para regiões quentes e com problemas hidricos são de suma imprtancia, nos plantios efetuados apartir de 2015 estas caracteristicas foram muito demandadas

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures