ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso de fio de nylon em roçadeira para capina em lavoura de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 12/01/2024

3 MIN DE LEITURA

6
2

Testes efetuados em campo, em lavoura de café em formação, mostraram que é possível utilizar fio de nylon em roçadeira motorizada, de operação manual, para capina do mato. 

As ervas daninhas prejudicam o desenvolvimento de cafeeiros por conta da concorrência que exercem quanto à água, aos nutrientes e à luz. Essa perda é ainda mais crítica em cafeeiros jovens, nos dois primeiros anos de campo, quando o sistema radicular das plantas é pequeno e as ervas se desenvolvem mais junto às plantas de café. 

O sistema de capina mais usado atualmente em lavouras de café é através do uso de herbicidas, porém, em cafeeiros novos, apesar de já haver herbicidas mais seletivos ou com aplicações protegidas, sempre existe o risco de intoxicação das plantas. Deste modo, é comum o uso de capina, ou trilha, na faixa próxima às plantas de café, com o uso de enxadas. 

Em lavouras de áreas de montanha, onde a mecanização convencional não é possível, pode-se usar equipamentos motorizados de operação manual para a roçada do mato. Essas roçadeiras são usadas equipadas com lâminas de aço de diferentes formatos. 

A presente nota técnica objetiva relatar os testes efetuados com o uso de fios de nylon em roçadeira motorizada com a finalidade de capina, ao invés de roçada do mato, visando, especialmente, trilhar a linha junto aos cafeeiros jovens. 

O trabalho de teste foi realizado em uma lavoura no município de Mutum (MG), em cafeeiros com oito meses de idade. A operação de capina foi feita com uso de uma roçadeira Nakashi 26 cc (T262), na qual trocou-se a lâmina roçadora por um cabeçote, com sistema de alimentação de fio de nylon, semi-automático. O fio, pela sua alta rotação, faz o trabalho de corte do mato. O trabalho foi feito com fio mais longo e de forma um pouco mais inclinada. Assim, o fio toca o solo, sobre as ervas, cortando-as rente ao chão, fazendo uma capina ao invés de uma roçada. O fio usado pode ser de dois formatos, redondo ou quadrado, sendo este último mais adequado ao corte. O diâmetro normal do fio é de 3 mm. Esse fio tem boa resistência, mesmo em contato com o solo, se desgastando lentamente, e sua troca é facilitada pelo seu baixo custo. 

Os testes efetuados mostraram que o serviço de capina fica bem feito, especialmente com o mato mais baixo, e o trabalho tem alto rendimento, capinando o mato sem esforço, o que, normalmente, seria necessário um trabalhador e o uso da enxada. O melhor serviço ocorre com a passagem de um lado da linha de cafeeiros na ida e do outro na volta, devendo-se ter o cuidado de não lesionar o tronco das plantas de café. 

Pode-se concluir, com base na testagem efetuada, que: 1- É viável usar a roçadeira motorizada, munida de cabeçote com fio de nylon, para operar cortando o mato rente ao solo, como uma capina; 2- A operação da roçadeira na capina apresenta alto rendimento.


Nos testes efetuados em lavoura nova de café, pode-se ver a operação da roçadeira motorizada capinando o mato na faixa da linha de cafeeiros, e, mais no meio da rua, cortando as ervas rente ao chão, o que, em solo seco, levanta poeira. Mutum (MG), ago/23


Em cima, na área de teste, parte da linha capinada (trilha) com o fio de nylon e, embaixo, a capina, com o fio, em área total.


Detalhe do conjunto do cabeçote que foi acoplado à roçadeira com fio de nylon (cor de abóbora saindo dele) e o rolo de fio que se pode adquirir, em separado, para troca do fio (dir.)

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VALMI ANDERSON DE OLIVEIRA

ALTO JEQUITIBÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/01/2024

Parabéns meu amigo Matiello! Muito bom este trabalho! Vai auxiliar muitos produtores e técnicos!
JOSÉ EDUARDO CORREA DA SILVA

PARAPUÃ - SÃO PAULO

EM 15/01/2024

Eu uso um círculo de aço feito com vergalhão no diâmetro de acordo com o raio do tamanho do fio o que limita o local onde trabalho. Sem tocar na planta esse dispositivo eu mesmo fabriquei tem sido muito útil em área onde ocorre erosão não ferinoo solo.
BERNARDINO VIEIRA LOURENÇO

CONCEIÇÃO DA APARECIDA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/01/2024

Bom dia
Você pode mandar uma foto desse círculo de aço feito com vergalhão.
Desde já agradeço a atenção.
Whatsapp: 35998120884
EM RESPOSTA A BERNARDINO VIEIRA LOURENÇO
JOSÉ EDUARDO CORREA DA SILVA

PARAPUÃ - SÃO PAULO

EM 17/01/2024

Saí do sítio agora e só volto amanhã de manhã, então fotografo, e te mando. Gravei seu telefone na agenda mas não mostra ZAP. Se puder mande e-mail.
JOSÉ EDUARDO DE BARROS

ITAPETINGA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/01/2024

Boa tarde se puder manda uma foto pra mim também. Meu nome é José Eduardo de Barros e meu telefone: 77 999 78 1435
WALDEMORE MORICONI

OURO FINO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/02/2024

Bom dia, também fiquei interessado no equipamento que você construiu, se puder me enviar as fotos agradeço, zapp 19981806717

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures