ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Trator de esteira com haste subsoladora traseira abre sulco de plantio de café em área declivosa

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 05/12/2022

1 MIN DE LEITURA

4
0

Foi desenvolvida uma haste subsoladora, acoplada a um pequeno trator de esteira, para facilitar a abertura do local de plantio de café. O conjunto pode operar em áreas declivosas e resulta em grande economia de mão-de-obra. 

A cafeicultura de montanha no Brasil ocupa cerca de 600 mil hectares, sendo importante geradora de renda e empregos nas propriedades e nas regiões produtoras. Um dos problemas dessa cafeicultura é a dificuldade de mecanizar as práticas necessárias nas lavouras de café, seja na implantação do cafezal, seja nos tratos culturais anuais. 

Um primeiro sistema, para facilitar os tratos em cafezais de montanha, consistiu no microterraceamento nas ruas da lavoura, abrindo caminhos mais planos por onde podem transitar tratores estreitos com seus implementos. Faltava, em complemento, viabilizar o sulcamento da lavoura, para o plantio, na porção do terreno declivoso, entre os dois terraços. 

O sistema agora desenvolvido usa um pequeno trator de esteira, da marca Komatsu, modelo D21, com 4..100 kg, com potência de 40 HP e largura de 1,61 m. A haste subsoladora tem 60 cm de altura, sendo acoplada na traseira do trator. Normalmente ele passa duas vezes, indo e voltando no mesmo lugar, para abrir e aprofundar bem. O rendimento médio é de cerca de 4 h por hectare, variando com o espaçamento e a declividade. Pode operar, andando de lado, em nível, em declives de até 35-40%. No caso de declives mais fortes, pode dar uma pequena laminada no local e depois passar subsolando. O custo médio é de cerca de R$ 1.200 por ha. 

As figuras abaixo mostram o detalhe do trator usado e de sua operação na abertura de local de plantio de café:


À esquerda, detalhe do trator de esteira usado, de pequeno porte e estreito, sendo o mesmo modelo que abre micro terraços nas ruas, isto usando a lâmina dianteira. À direita, detalhe de sua operação com a haste subsoladora atrás para abrir o local de plantio


Trator operando na abertura de sulco, com haste subsoladora, em terreno com declive

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIO CESAR

EM 12/12/2022

Qtos grau este declive?? Para minha região com declives de 45 graus ele não funciona.
GABRIEL

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 08/12/2022

Ariel não só a altitude mas também o microclima da sua região pode estar favorável à esta condição. O não abrir da florada não significa que não irá vingar pois a flor do café é autopolonizavel
ARIEL

ARAPONGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/12/2022

Sr. Matiello sou de Araponga MG minha lavoura fica a 1300 m e por incrível que pareça ainda não abriu florada está totalmente carregada de botão, gostaria de saber se e a altitude que está causando isso, e se existe algum tratamento para ajudar no pegamento dessa florada a vir abrir pois agora época de chuvas a chance de não vingar e grande
GABRIEL

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 08/12/2022

Ariel não só a altitude mas também o microclima da sua região pode colaborar para essa situação. O café para pegar não precisa de abrir a flor ele pega só com o botão em formação.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures