ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seca de ramos e abortamento de frutos em cafeeiros por efeito fisiológico

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 12/12/2022

2 MIN DE LEITURA

2
1

Neste último ano, observações em campo efetuadas em lavouras de café mostram que muitos ramos tiveram seca de ponteiros, além de apresentarem abortamento de frutinhos em grande escala. Isso se deu por efeito da falta de reservas nas plantas após um período de stress hídrico, o que se considera um efeito de caráter fisiológico. 

A seca de ramos laterais de cafeeiros, conhecida como como seca de ponteiros, pode ser associada a dois tipos de problemas: um de natureza fitopatológica, ou seja, quando ocorre o ataque de uma doença, e outro de natureza fisiológica, envolvendo carência de nutrientes e falta de reservas na planta. 

O abortamento e a mumificação de frutinhos, da mesma forma que a seca de ponteiros, podem ser devidos à infecção por doenças ou por desequilíbrios no balanço de carboidratos, em ramos ou em plantas fracas, estressadas. 

No aspecto de doenças, o ataque de Phoma e de Pseudomonas pode provocar perdas devido à seca de ramagem e falhas na frutificação. Este ataque tem sido presente neste ciclo agrícola. No entanto, em muitos casos, a causa desses problemas é a condição da ramagem enfraquecida e com poucas reservas. Observa-se que, nesta safra, os cafeeiros entraram em floração bem desfolhados, em função do stress hídrico no período anterior. A floração deu origem à formação de frutinhos que, em seguida, têm apresentado problemas de pegamento. Esta tem sido a razão predominante para a seca de ponteiros e a presença de rosetas com poucos frutinhos, e até de frutinhos que secam, se mostrando mumificados. 

Para tirar dúvidas sobre a causa dos problemas de seca de ramos e, principalmente, de abortamento de frutinhos, deve-se verificar o histórico da região, a altitude e a condição de temperatura e de umidade da área. Quando se suspeitar de ocorrência das doenças, por Phoma e Pseudomonas, deve-se observar se, além de frutinhos mumificados nas rosetas, existem sintomas das doenças na folhagem e ramagem. 

Na condição em que os problemas podem ser causados por falta de reservas nos ramos, deve-se verificar o enfolhamento residual dos ramos, ou seja, a presença de folhas velhas. Quando existirem poucas dessas folhas, a planta inicia rapidamente a emissão de folhagem nova, em grande quantidade e em curto período, parecendo que esse re-enfolhamento se torna o dreno prioritário, em detrimento da formação normal dos frutinhos.

Plantas de café com deficiências, com falta de reservas e com desfolha, em função do stress hídrico, mostram seca de ramos e pequeno pegamento de florada. Verifica-se abortamento e mumificação de frutinhos


Detalhe da seca/mumificação de frutinhos com baixo pegamento da florada

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DAVI VALÉRIA GONÇALVES LOPES LOUBACH

EM 16/12/2022

Bom dia! Qual o principal procedimento para prevenir tal problema?
SAMUEL CORTEZ DE O LIMA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/12/2022

Davi Valéria, o ideal sempre após a colheita é aplicar cobre e mancozeb 3kg + 3 kg( cuprozeb) de forma preventiva. A melhor forma de evitar esse tipo de problema. Quando ocorrer algo que rasgue as folhas que pode ser por vento ou chuva de pedra por exemplo tbm aconselhamos fazer essa pulverização logo depois.
Também o motivo pode ser falta de nutrição adequada do cafeeiro. Quanto menos folhas maior a possibilidade de qualquer tipo de doença.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures