Neste trabalho, foram coletados 100 frutos de café por lavoura, no terço médio das plantas, em seis lavouras, localizadas nos municípios de Córrego Dantas, Campos Altos e Tapiraí. As coletas foram feitas entre os dias 18 e 22 de março de 2025, em lavouras em plena produção, com idade superior a três anos, situadas a uma altitude média de 1.000 metros.
Os frutos foram colhidos aleatoriamente, considerando a mesma proporção do lado exposto ao sol da manhã e ao sol da tarde. Após a coleta, cada fruto foi individualmente cortado e suas sementes analisadas visualmente. A classificação foi realizada conforme os seguintes critérios: grãos normais, com sementes sem imperfeições visíveis; concha e miolo, quando pelo menos uma das sementes apresentava formação de concha com a presença de um miolo; e fruto chocho, quando pelo menos uma das sementes não se formou, apresentando-se vazia ou contendo apenas um resíduo de semente preta.
Os resultados obtidos do trabalho estão apresentados no gráfico 1. Verifica-se que somente cerca de 50,5% dos frutos tinham grãos normais, cerca de 18,3% eram de conchas/miolo, 10,2% de moca, 18,6% de chochos e 2,4% de grãos triângulo. Esse percentual de frutos com grãos anormais está bem acima do que se considera adequado, dentro da normalidade, especialmente no que se refere à presença de conchas/miolo e de chochos.
Analisando as prováveis causas desses problemas nos frutos, pode-se verificar que houve um período de estiagem e de altas temperaturas, coincidindo com o período de enchimento dos frutos, o que influi diretamente no chochamento. Quanto à formação de conchas e mocas, não se sabe exatamente as causas, mas tem-se como principal hipótese a ocorrência de altas temperaturas, uma vez que regiões mais quentes, de altitudes mais baixas, sempre apresentam mais frutos com essas anormalidades dos grãos.
Gráfico 1- Percentagem de frutos com variados tipos de grãos em lavouras amostradas em municípios do Alto Paranaíba. Amostragem em março de 2025
Fruto amostrado, com a anormalidade de grão concha e miolo