ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda de frutos de café: mais cedo e mais acentuada neste ano

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 27/02/2024

2 MIN DE LEITURA

0
0

Observações em campo, em lavouras de café, em diferentes regiões, mostram que a queda de frutos tem ocorrido mais cedo e de forma mais intensa neste ano safra. 

A queda de frutinhos de cafeeiros é um processo, até certo ponto, normal, e decorre, inicialmente, da característica das plantas terem uma floração chamada de profusa, ou seja, abre muitas flores, que, portanto, vão dar origem a um grande número de frutos por roseta. Com a fecundação das flores, antes ou após sua abertura, os frutinhos começam a crescer e, com base nessa frutificação, pode-se verificar se houve um bom pegamento, inicial da florada. 

O pegamento real, no entanto, só pode ser observado mais tarde, pois parte dos frutinhos é descartada, principalmente no período de 80 a 100 dias pós-florada. Esse descarte, que resulta na queda de frutos, sempre causa preocupação aos produtores, ao verem parte da sua expectativa inicial de safra ficar reduzida. 

A queda de frutos decorre do efeito dreno, ou seja, as reservas da planta, que são limitadas, vão atender a uma determinada carga de frutos e o excesso é eliminado. A intensidade dessa queda depende de fatores ligados à planta, como seu nível de enfolhamento, sua carga pendente e a uniformidade da florada. Já foi verificado, pela pesquisa, que quanto maior a carga, mais desfolhada a planta, e mais irregular a florada, maior vai ser a queda de frutos. 

As condições climáticas também interferem na queda de frutos, auxiliando ou dificultando o acúmulo de reservas nas plantas e influindo, ainda, na época de floração. Neste ano/safra de 2023/2024, o fato de que a queda de frutos vem se mostrando mais grave tem a ver com a condição de stress que as plantas sofreram, por falta de chuva e por calor excessivo, o que reduz a fotossíntese e, consequentemente, a produção de reservas, e, ainda, ao fato de ter havido períodos de chuva e de stress intercalados, que promoveram várias floradas. 

As floradas irregulares acentuam o efeito dreno, já que os frutos das primeiras floradas têm prioridade no uso de reservas, para seu crescimento, em detrimento dos frutos menores, das últimas floradas, que são, em parte, descartados. Pode-se constatar, facilmente, esse aspecto. Alguns frutos ficam aderidos aos ramos, tomando coloração inicialmente de um verde chumbo, depois amarelados e, finalmente, enegrecidos e outros caem rapidamente. Estes caídos podem ser observados no chão, sem o pedúnculo agarrado. Ao passar a unha na parte do fruto que se desligou do pedúnculo, pode-se verificar que se desprende uma massa farinhosa. A tabela 1 mostra o efeito de floradas, mais e menos uniformes, na intensidade de queda de frutos. 

Com relação à época da queda dos frutos, mais cedo neste ano, ela se deve a que a primeira florada foi também mais cedo, no início de agosto/23. 

Tabela 1- Resultados de queda de frutos em cafeeiros irrigados, em plantas com diferentes estágios de fruto, correspondentes a diferentes floradas - Bocaiuva (MG), 2009 


Aspectos de frutos de café abortados por efeito dreno. Os frutinhos menores amarelados e alguns enegrecidos. Muitos acabam caindo antes de ficarem escuros


Queda acentuada de frutos em propriedade de região cafeeira do estado de São Paulo -  Nov/23

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures