ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Poda sanitária pode ser viável para reduzir ataque de Pseudomonas em cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 20/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A poda sanitária, eliminando inóculo da bactéria Pseudomonas, pode auxiliar no controle da mancha aureolada em plantas de café. 

A doença Mancha Aureolada em cafeeiros é causada pela bactéria Pseudomonas Seryngae pv garcae e ataca principalmente folhas e ramos, onde causa lesões e morte. O ataque da doença ocorre em mudas no viveiro e em plantações jovens e adultas no campo. As condições climáticas de temperaturas mais baixas e de mais umidade favorecem a doença, sendo a mesma mais grave em áreas de altitude mais elevadas. 

As formas de controle de uma doença em plantas podem ser de 3 tipos: a exclusão, a erradicação e o controle. No controle, pode-se adotar métodos químicos e os naturais, estes como a resistência das plantas e práticas auxiliares, como nutrição das plantas, podas, etc. 

O controle da Mancha Aureolada tem sido feito normalmente por tratamento químico, com uso do cobre e outros produtos. Também vem sendo desenvolvidos materiais resistentes à essa doença. No entanto, o controle químico tem tido dificuldades devido à variação imprevista das condições climáticas e as variedades resistentes são poucas e, ainda, não são as mais adequadas em termos de produtividade. 

Uma nova modalidade de controle da Mancha Aureolada, a poda sanitária, foi testada recentemente e os resultados de pesquisa e observações de campo mostram que ela pode ser viável. Ela consiste em eliminar as partes afetadas das plantas e, com isso, reduzindo o inóculo, na planta e na área. 

O principal meio de disseminação da Pseudomonas é através das gotas de água, de irrigação no viveiro ou das chuvas no campo. Também pode ocorrer disseminação pelo vento. Deste modo, com a poda sanitária, eliminando as partes doentes das plantas, elimina-se o inóculo e pode-se auxiliar muito no controle. 

Um ensaio conduzido em 2021/2022 (Matiello et alli, in - Anais do 46 CBPC, Funprocafé, 2022 p.67) mostrou que o número de ramos mortos por planta no tratamento com poda sanitária, mesmo em parcelas pequenas, de 20 plantas, caiu para 20,9 contra 44,7 na testemunha. 

Verificou-se, em campo, que a redução do inóculo é relativamente fácil em plantios novos e em cafeeiros em formação, justamente as condições onde ocorrem maiores problemas da bacteriose. Basta cortar e coletar em saco (depois eliminar) as partes doentes, folhas ou ramos. Uma experiência nesse sentido foi feita recentemente, visando levar a campo apenas mudas sem inóculo e, também, eliminando o inóculo, através do corte das partes lesionadas das plantas, em área de plantio recente. Verificou-se que o serviço pode ser feito rapidamente (figuras 1 e 2). Com isso vai ser possível reduzir o ataque, diminuindo sua evolução para o caule novo da planta e evitando o risco de provocar sua morte (figura 3). Como já mencionado, a poda sanitária pode ser acoplada a uma proteção química.

Figura 1 – Plantas de café de plantio recente onde se observa as folhas lesionadas por Pseudomonas. Sul de MG, fev/2023

Figura 2 – Na mesma área, não necessariamente as mesmas plantas, onde foram eliminadas as partes doentes e pode-se ver, na foto à direita, o material podado de um linha de 100 plantas


Figura 3 – Planta onde houve a evolução do ataque também para a parte nova da haste da muda. Isso deve ser evitado com a poda sanitária e, logicamente, complementando com proteção química 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures