Palha de café demais mata cafeeiros

Em observações em campo, na região do Alto Paranaíba, foi constatada a morte de um conjunto de cafeeiros por efeito de aplicação da palha de café em alta dose

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Em observações em campo, na região do Alto Paranaíba (MG), foi constatada a morte de um conjunto de cafeeiros por efeito de aplicação da palha de café em alta dose, em montes. 

Continua depois da publicidade

A palha de café é um ótimo adubo orgânico para uso em cafezais. Ela é rica em nutrientes, especialmente em potássio. Além disso, ela se encontra disponível, em boa quantidade, nas próprias fazendas cafeeiras, por isso tem baixo custo, não exigindo despesas com transportes. 

A palha equivale a 50%, em peso, do café colhido, depois de seco, em coco. 

Experimentos realizados mostram que a aplicação de 5 a 10 toneladas de palha por hectare, combinada com a adubação química, com redução dos nutrientes fornecidos pela palha, portanto, em igualdade de nutrientes, o seu efeito orgânico e liberação gradual de nutrientes aumenta a produtividade dos cafeeiros em cerca de 20%, quando comparada com a adubação química exclusiva. 

Acontece que, na aplicação, deve-se adotar cuidados com a palha. Não se deve aplicar uma dose excessiva. Primeiro porque pode provocar desequilíbrio de potássio no solo. Ainda, quando aplicada em camadas grossas, ou montes, sobre o solo junto aos cafeeiros, pode levá-los à morte. 

A morte de plantas ocorre pela alta temperatura formada, junto ao tronco das plantas, provocada pela fermentação da palha, que ocorre com a umidade. 

Nas fotos, pode-se observar a morte das plantas que receberam altas doses de palha. Ali, a palha foi aplicada de modo acumulado, em montes, com cerca de 20 cm de espessura. Indica-se que a camada não deve ultrapassar de 3 a 5 cm. 

Figura 1Aspecto das plantas mortas pela camada de palha de café, no início da linha de cafeeiros, ao lado de outras plantas normais (à esq.), e detalhe da camada grossa de palha junto aos cafeeiros mortos (à dir.). Plantas com 4 anos de idade. Alto Paranaiba (MG,) fev/24

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

José Braz Matiello

José Braz Matiello

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

LESLIE ANTONIO CRUVINEL
LESLIE ANTONIO CRUVINEL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2024

Há 15 anos utilizo palha prá fazer Organomineral customizado na fazenda, com redução média de 35% nos custos da adubação total e melhoria significativa das lavouras. Sucesso absoluto! Veja no Instagran digitando "Organomineral customizado" ou no whatsapp 34.99109.9066 (Agr. Leslie Cruvinel).
Rolando Vásquez
ROLANDO VÁSQUEZ

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/07/2024

A gente tem que favorecer a fermentaçao AEROBICA da palha. A camada de palha no chao nao deve ter uma grossura maior de 5 centimetros para ficar Aerobica.