ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ocorrência de mancha manteigosa em cafeeiros da cultivar arara

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 28/07/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Recentemente foi observada a ocorrência de mancha manteigosa em cafeeiro da cultivar arara, o que chamou a atenção, pois essa doença é típica de cafeeiros robusta. 

A mancha manteigosa é uma doença causada por fungo do gênero Colletotrichum, que ataca plantas de café e provoca manchas translúcidas na folhagem, que podem ser observadas contra a luz e se mostram como depressões no limbo foliar, dando o aspecto de manteiga, por isso o nome. 

A doença tem sido de maior importância em cafeeiros robusta, que apresentam maior susceptibilidade ao fungo. Antigamente ela era mais presente, pois as lavouras eram formadas por mudas de sementes e, assim, sempre apareciam plantas susceptíveis que acabavam morrendo pelo ataque da doença. Com a seleção de plantas matrizes mais velhas, que não foram susceptíveis à doença, e sua clonagem, o problema ficou muito reduzido nas plantações de robusta/conilon formadas por mudas clonais. 

A constatação da mancha manteigosa feita recentemente sobre planta da cultivar arara, foi feita em plantação comercial dessa cultivar, em fazenda da região do Alto Paranaíba. A planta atacada mostrava manchas translúcidas nas folhas e seca de ramos, sintomas típicos da doença. Verificou-se que apenas aquela planta susceptível foi atacada e as demais, próximas, na mesma linha, não tiveram qualquer ataque. Assim, verifica-se que o perfil da doença, de só atacar plantas muito susceptíveis, se mantém mesmo em plantas da espécie C. arabica. 

A ocorrência da mancha mateigosa em cafeeiro da cultivar arara, embora de pouca importância econômica, tem interesse científico, pois dá mais uma pista sobre a origem do arara, que teve, sabidamente, um sangue de robusta vindo do híbrido de timor. Agora pode indicar, ainda, outra ascendência de robusta pelo provável cruzamento com o icatu amarelo 2944, igualmente com robusta em sua formação. Aliás, sobre o cruzamento natural que deu origem ao arara, já se considera a participação do icatu, devido ao formato arredondado dos frutos e ao maior diâmetro e comprimento da ramagem lateral, bem como o bom vigor, características presentes nas plantas da cultivar arara.


Aspecto geral e detalhe das manchas na folhagem de cafeeiro da cultivar arara pelo ataque da doença mancha manteigosa, provocada por fungo do gênero Colletotrichum. Carmo do Paranaíba (MG), abril/23

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures