ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ocorrência de ferrugem atacando a erva corda de viola sobre cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 30/04/2020

2 MIN DE LEITURA

2
0

A corda de viola (Ipomea sp) é uma erva daninha duplamente prejudicial em lavouras de café. Além de crescer junto aos cafeeiros, com suas raízes concorrendo com os pés pela extração de água e nutrientes, o seu hábito trepador, ao cobrir as plantas de café, reduz a luz sobre as folhas dos cafeeiros e, assim, diminui sua atividade fotossintética.

Nos últimos anos, a infestação da corda de viola em cafezais vem crescendo muito em função da colheita e dos tratos mecanizados. Como quase não se usa enxada na capina junto às linhas de cafeeiros, as sementes da corda de viola germinam e crescem junto entre plantas de café. Ali, as ervas não são atingidas pelos equipamentos de controle mecânico, como a roçadeira ou trincha, nem pelo controle químico com herbicidas.

Por outro lado, na colheita mecanizada do cafezal, tanto a do pé como a do chão, os equipamentos usados contribuem para espalhar as sementes da corda de viola.

O controle da corda de viola com herbicidas é efetivo quando a erva ainda é jovem e ainda não subiu nas plantas de café. Depois disso, só é possível controle manual, com enxada, pois aplicações de herbicidas sobre a erva também atingem e prejudicam a folhagem dos cafeeiros.

Neste ano, na Fazenda Experimental de Varginha, foi observada a ocorrência de forma severa de uma doença fúngica sobre plantas de corda de viola que cresciam sobre cafeeiros. As folhas da erva atacada se mostravam amareladas, muitas secando ou caindo, tornando a erva fraca, quase morrendo. Ao se fazer uma observação mais detalhada das plantas doentes, verificou-se a presença, na parte inferior das folhas, de grande número de lesões de cor amarelo claro de um tipo de ferrugem, a qual representava uma forma de controle biológico da corda de viola.

Essa constatação de ferrugem atacando a erva corda de viola com efeito severo abre caminho para estudo de produção de um mico-herbicida, tipo de produto que já existe em outros países, para controle de outras ervas. No Brasil não existe nenhum mico-herbicida registrado, mas, para a corda de viola, já foi pesquisado o uso de cercospora como agente de controle biológico, porém sem resultados promissores.

Com o desenvolvimento de um mico-herbicida com base no tipo de ferrugem agora constatado, seria possível fazer sua aplicação para controle nas plantas de corda de viola, mesmo nas que já se instalaram sobre as plantas de café.


A erva corda de viola sobre cafeeiros em lavoura na Fazenda Experimental de Varginha, mostrando, no geral e em detalhes, folhas amareladas e secas por efeito do ataque de um tipo de ferrugem


Detalhes das lesões na parte superior das folhas da corda de viola (esq.), pústulas amareladas de ferrugem na parte inferior (centro) e na comparação de folhas sadias e doentes (dir.)

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2020

Caro Ticoulat, a pesquisa é assim. Começa pela observação, depois é muito trabalho - suor e lágrimas - para desenvolver. Esperamos chegar lá. Matiello
ROBERTO TICOULAT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/05/2020

Matiello meu caro. Que tipo de herbicida é
Capaz de combater a corda de viola?
Obrigado como sempre
Roberto Ticoulat

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures