ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O acompanhamento da fenologia do cafeeiro é importante no manejo da lavoura

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 29/03/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

O conhecimento de como está evoluindo o ciclo fenológico do cafeeiro é importante, pois a análise, em certos períodos, de como se encontram os processos de crescimento e de florescimento/frutificação, vai auxiliar na indicação de práticas no manejo das lavouras. 

A fenologia do cafeeiro estuda os eventos periódicos do ciclo de vida das plantas, que acontecem correlacionados com as condições do ambiente. Esses eventos podem ser agrupados em dois tipos: vegetativos e produtivos

A parte vegetativa consta no crescimento da ramagem e da folhagem, bem como a indução e desenvolvimento das gemas florais nos ramos. O maior crescimento vegetativo ocorre de setembro-outubro até janeiro-fevereiro, com dias longos e maiores temperaturas. Já a partir de janeiro e, principalmente, após março-abril até junho, com dias curtos, as gemas foliares existentes são induzidas para gemas florais. Elas amadurecem e entram em dormência. 

A parte produtiva começa com o abotoamento, seguindo-se a floração e a frutificação. As gemas dormentes são estimuladas por um diferencial hídrico, que ocorre com a retomada das chuvas ou irrigações a partir de setembro-outubro. Elas crescem rapidamente e ocorre a abertura dos botões e, então, a frutificação. 

Os eventos vegetativos e produtivos ocorrem simultaneamente no cafeeiro e as fases fenológicas se completam em dois anos. Ao mesmo tempo em que está ocorrendo a frutificação, na parte mais velha do ramo, uma parte nova desse mesmo ramo vai crescendo para suportar a frutificação do ano seguinte. Assim acontece uma interação entre as fases, pois quanto maior for o crescimento dos ramos, maior vai ser a produção no ano seguinte. Por outro lado, quanto maior a produção de frutos num ano, menor vai ser o crescimento do ramo novo. Na figura 1, podem ser observados o crescimento da parte nova de ramos em cafeeiros produtivos e em outros esqueletados, ou seja, sem safra no ano. 

Uma forma simples de acompanhar o crescimento do cafeeiro (pela fenometria) é o de marcar alguns ramos de algumas plantas e contar, em certos meses, como vem vindo o desenvolvimento da ramagem, avaliando-se o número de nós, isso contando a partir da parte verde do ramo, ou seja, do crescimento inicial daquele ano agrícola. Ao mesmo tempo, pode-se avaliar, nesses ramos, o enfolhamento presente. Na tabela 1, foram incluídos o número de nós por ramo e o enfolhamento, determinados, durante os meses, na média de 21 anos (1999-2020), na Fazenda Experimental de Varginha. Nessa tabela foram incluídos os dados médios em lavouras de safra alta e baixa. 

Verifica-se que o crescimento dos ramos ocorre de setembro a abril/maio e, a partir daí, se estabiliza. O enfolhamento nos ramos novos se inicia em setembro e permanece alto até fevereiro, daí vai caindo e chega ao mínimo em agosto. Na figura 2, foram colocados os dados, em cinco anos, do crescimento diferencial dos ramos na comparação entre lavouras de safra baixa e alta. Pode-se verificar que as plantas sem carga apresentam, no final do ciclo, cerca de dois nós a mais do que os de safra alta. Nesse trabalho da Estação de Avisos da Fundação Procafé, avalia-se, também, o crescimento dos ramos em plantas esqueletadas, e tem-se verificado que, nessas plantas, os ramos crescem mais, de forma semelhante àquelas de safra baixa.

Tabela 1- Crescimento da ramagem e enfolhamento em cafeeiros arábicas em Varginha (MG), a cerca de 1.000 metros de altitude - Média no período 1999-2020


Figura 1- Crescimento da ramagem nova em cafeeiros com boa carga pendente (esq.) e em plantas sem carga (dir.)


Figura 2- Evolução do número de nós em cafeeiros ao longo do ciclo agrícola em lavouras com carga alta e baixa. Média de 5 anos - Varginha (MG), 2021

No aspecto de avaliação da diferenciação e desenvolvimento das gemas florais, a figura 3 mostra os diferentes estágios e auxilia nas observações para diagnosticar o que vem acontecendo no campo. Neste último ano agrícola, em outubro/novembro de 2021, verificou-se que muitas lavouras apresentavam bom desenvolvimento de ramos novos, porém, havia baixa ou nula floração/frutificação. A causa provável disso foi a falta de água, ocorrida na fase de diferenciação floral lá atrás, de março a junho. Isso mostra a necessidade de avaliar e acompanhar, periodicamente, os aspectos ligados à fenologia do cafeeiro. 

Verifica-se que, dentro do trabalho de assistência técnica ou de consultoria prestado aos cafeicultores, a par das avaliações já usuais, relativamente às análises de solo e folhas, o Técnico deve fazer o acompanhamento das fases vegetativas e produtivas dos cafeeiros, dando base para ajustes na indicação de práticas mais adequadas, compatíveis com o desenvolvimento das plantas e do seu potencial produtivo. 


Figura 3- Estágios de diferenciação e desenvolvimento de gemas florais em nós e ramos de cafeeiros

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures