ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

No período frio, nada de cobertura do solo no cafezal

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 27/05/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Nas regiões cafeeiras mais ao sul do País, no Paraná, São Paulo e Minas Gerais (Sul e Triângulo), áreas sujeitas a geadas, uma regra essencial que deve ser seguida a risca pelos produtores é a de manter nas lavouras de café o solo bem limpo no período frio, de maio a setembro, para reduzir o risco de queima dos cafeeiros por geadas.

A cobertura do solo no cafezal é composta pela vegetação dos cafeeiros e pelas ervas que crescem nas ruas da lavoura. Os cafeeiros, logicamente, devem ser mantidos. Já as ervas devem ser eliminadas.

As ervas que cobrem o terreno, sejam vivas ou mortas, formam um anteparo que isola o solo da exposição solar. Assim, o terreno não consegue armazenar calor o bastante durante o dia, para, durante a noite, esquentar o ambiente dentro da lavoura, reduzindo o frio e diminuindo o risco de queima por geadas eventuais.

Ultimamente tem havido orientações para adoção de sistemas de cobertura permanente do solo, especialmente com a erva braquiária. No período quente e chuvoso, tudo bem, embora essa cobertura não resulte em vantagens produtivas nos cafeeiros. No período seco e frio, o solo deve ficar limpo para economia de água e armazenamento de calor.

A cobertura de mato, mesmo roçado ou dessecado por herbicidas, funciona como isolante do solo. Assim, a partir de abril/maio, deve ser realizada uma operação para expor o solo, usando equipamento mecânico, como a trincha, regulada para cortar pouco mais profundo, podendo até coincidir na operação de limpeza na pré-colheita. Isto deve ser feito, especialmente, nas áreas mais baixas do terreno, naquelas onde mais se acumula o ar frio. As lavouras ainda novas, em formação, também são prioritárias, pois as plantas mais baixas ficam mais próximas ao solo, onde mais se deposita o ar frio.


Manter a cobertura vegetal do solo com ervas, no período frio, facilita a queima dos cafeeiros por frio de geada


Em regiões sujeitas a geadas, antes da entrada do período do fenômeno, o terreno na lavoura deve estar limpo e mais exposto ao sol para armazenar calor e, ainda, coincidindo um período mais seco, proporcionar economia de água para os cafeeiros

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures