ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Necroses pouco conhecidas, por deficiências nutricionais, em folhas de cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 18/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
2

As deficiências nutricionais em cafeeiros podem ser identificadas através da diagnose visual, ou seja, observando sintomas típicos que aparecem nas folhas ou ramos. Em caso de dúvidas, deve-se comprovar através de análise química dos tecidos foliares.

Os sintomas de deficiência de nutrientes em cafeeiros aparecem, de forma mais comum, através de amarelecimento em várias formas e de redução do tamanho e mudança no formato de folhas.

As deficiências que causam necrose (morte) no tecido foliar em cafeeiros são poucas, sendo bem conhecidas a queima da margem das folhas por carência de potássio e a seca do ápice foliar por deficiência grave de fósforo. Dois tipos de sintomas necróticos são pouco conhecidos pelos técnicos que assistem os produtores. Eles são causados por deficiências graves de magnésio e de boro.

Os sintomas normais de deficiência de boro são a deformação de folhas, que ficam mais afiladas ou arredondadas e de menor tamanho. Ocorre morte de gemas apicais e forma-se um tipo de palmetamento da ramagem. Um sintoma diferente da deficiência, ainda pouco conhecido, é a necrose que ocorre junto à nervura principal em folhas bem novinhas, aparecendo inicialmente como pontos marrons, depois como uma faixa negra, a qual provoca o encurvamento dessas folhas novas (ver ilustração nas fotos).

No caso do magnésio, os sintomas normais de deficiência ocorrem nas folhas velhas, nas quais pode ser verificado um amarelecimento na área entre as nervuras secundárias da folha, sendo que essas nervuras permanecem bem verdes. O sintoma novo, aqui referido, se apresenta em deficiências graves. A área amarela toma a cor castanha ou negra, ocorrendo necrose na área entre as nervuras. Este é um sintoma ainda pouco descrito e de menor conhecimento pelos técnicos de campo.


Amarelecimento entre nervuras que permanecem verdes, sintoma típico de deficiência de Mg (esq.). Áreas de cor castanha entre as nervuras (centro). Necrose entre nervuras (dir.). Todos em folhas velhas de cafeeiros, estes últimos sintomas menos conhecidos de deficiência de magnésio


Sintomas típicos de deficiência de boro em folhas de cafeeiros, com folhas deformadas alongadas e arredondadas e formação de palmentamento (esq.). Ao centro e direita, pode-se ver o sintoma de escurecimento ou pontuações escuras junto à nervura principal em folhas novinhas e o encurvamento dessas folhas. Este é um sintoma onde ocorre necrose, com deficiência grave de B, na maioria das vezes quando existem menos de 10 ppm de B nas folhas

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures