ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maturação dos frutos influi na escolha das variedades de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 25/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Na hora de escolher a variedade de café a ser plantada, é importante considerar a época de maturação dos frutos. Até poucos anos atrás, a cafeicultura brasileira contava, basicamente, com apenas duas variedades (com várias linhagens): a mundo novo e a catuaí. Elas ocupam a grande parte de nossos cafezais, pelas suas boas características de produtividade e vigor nos cafeeiros.

Com o desenvolvimento e introdução gradativa de novos materiais genéticos, que buscam associar resistência à ferrugem com boa produtividade, surgem novas alternativas para uso na renovação de cafezais.

No que diz respeito à época de maturação dos frutos, existem variações que podem ser bem aproveitadas. Dentre as variedades tradicionais mundo novo e catuaí, já existe esse diferencial, com maturação dos frutos precoce (a média no mundo novo) e tardia (no catuaí). Com as novas variedades, foi ampliado este leque de maturação, podendo-se contar, também, com materiais muito precoces e outros muito tardios.

A importância de poder ter na propriedade talhões de variedades com diferentes épocas de maturação dos frutos consiste em poder programar melhor a época de colheita, iniciando pelos talhões das variedades mais precoces e terminando pelas muito tardias. Com isso pode-se estender o período de colheita, começando mais cedo e terminando mais tarde.

Em decorrência, pode-se racionalizar o uso da mão-de-obra e do maquinário empregados na colheita, assim como a infraestrutura destinada ao preparo no pós-colheita. A qualidade do café colhido também vai ser melhorada com o escalonamento dos trabalhos, pois assim é possível colher mais café no estágio cereja.

A escolha das variedades/cultivares de acordo com a época de maturação dos frutos, pode ser feita observando as seguintes indicações:

- Materiais muito precoces a precoces: bourbon amarelo, icatu 3282, catucaí 785-15, beija-flor, IAC 125 ou tupy RN e siriema AS1.

- Materiais de maturação precoce a média: mundo novo, acaiá e catucaís amarelos (2SL, 20/15-479, 24-137) e asabranca.

- Materiais de maturação tardia: catuais, acauãs e híbridos (acauã cv 8, graúna, acauãma), japy, palmas e sabiá.

- Materiais de maturação muito tardia: arara e anuai.

Outras cultivares disponíveis, aqui não incluídas, também podem ser indicadas observando a sua época de maturação.

Por fim é necessário destacar que a época de maturação dos frutos, ligada à genética das plantas de café, interage com o ambiente e com os tratos. Em áreas com altitudes mais baixas, mais quentes, a maturação é acelerada, enquanto que nas regiões muito altas e frias, e em faces pouco ensolaradas, a maturação fica atrasada. Falta de chuva, adubação e outros tratos mal feitos aceleram a maturação dos frutos.


Exemplos de diferenciais na maturação dos frutos de café. À esquerda, em ramos da cultivar mundo novo, podem ser vistos muitos frutos maduros, enquanto que à direita, na cultivar arara, os frutos se encontram ainda bem verdes, permitindo, com o cultivo desses materiais, estender bastante o período de colheita. As fotos foram tiradas no mesmo dia (1 de abril de 2020), no Sul de Minas Gerais

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures