ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mais frutos chochos e grãos moca nesta safra de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 24/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
2

Observações de campo, feitas no período da colheita de café da safra 2021, mostram uma maior quantidade, anormal, de frutos chochos e de grãos do formato moca em certas áreas.

A problemática de frutos chochos e de grãos moca está ligada a três grupos de fatores: da genética das plantas de café; do trato, especialmente da nutrição; e do ambiente, principalmente do suprimento de água e da temperatura.

Na genética dos cafeeiros, a seleção e liberação de cultivares pelas pesquisas de melhoramento admitem como normal a existência de até 5% de frutos chochos. Quanto aos grãos moca, considera-se normal, nos cafeeiros arábica, até 10%, no máximo 15%.

No aspecto ambiental, no clima, a falta de água e as altas temperaturas, como verificadas nesse ano agrícola, são determinantes das anormalidades na formação dos frutos. Assim, perdas provocadas por problemas na frutificação nessa safra vão variar regionalmente e mesmo entre lavouras na mesma propriedade. Regiões mais secas e quentes e lavouras mais novas representam maiores perdas, as quais serão sentidas no rendimento do beneficiamento, de café coco para o café em grãos.

A falta de água no período de 80 a 100 dias pós florada do cafeeiro é bem conhecida como fator crítico no enchimento/granação dos frutos, podendo dar origem a frutos completamente chochos, ou com apenas uma das lojas vazia, e, ainda, grãos mal formados, de menor peso. Em teste realizado na Fazenda Experimental de Varginha (MG), verificou-se o nível de 20% de frutos chochos. Em teste realizado na Fazenda Experimental em Franca (SP), verificou-se até 34% de frutos chochos.

Quanto à formação de grãos mocas é devido à ausência de fecundação em uma das duas lojas existentes no ovário das flores. Não se conhece, perfeitamente, as causas dessa não fecundação, porém tudo indica que ela é devida, principalmente, às altas temperaturas, vez que regiões cafeeiras de menores altitudes sempre apresentam maiores porcentagem de grãos moca. Déficit hídrico, pela falta de água nos tecidos, também influi nessa temperatura.

Sobre o prejuízo com o aumento de grãos moca, em avaliação efetuada com grãos beneficiados, verificou-se que o diferencial de peso desses grãos em relação aos do tipo chato varia conforme a peneira, mas pode-se considerar, na média, que os grãos moca, por serem mais densos, pesam cerca de 10% a mais do que os chatos. Ressalta-se, entretanto, que um grão moca ocupa, no fruto, o lugar onde existiram dois grãos chatos. Deste modo, a cada fruto com grão moca, a perda de peso de grãos vai ser de 45% em peso.

Em dois talhões de mundo novo colhidos nesta safra na Fazenda Experimental de Varginha, verificou-se uma média de 22% de grãos moca, o dobro do normal. Na Fazenda Experimental de Franca, na média de quatro áreas, duas de mundo novo e duas de catuaí, o índice de grãos moca foi de 37%, como se observa, em nível muito alto.


Teste em balde com água na Fazenda Experimental de Varginha para determinação da percentagem de frutos boias, onde foi verificada a presença de 20% de frutos chochos ou mal granados que boiaram (esq.), e verificação, por corte, do interior desses frutos que boiaram, verificando-se chochos e mal granados (dir.)


Grande quantidade de frutos cereja e verdes passando no lavador junto com os boias, indicando que estão chochos (esq.). Os dois tipos de grãos, chatos e moca (dir.)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures