ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lesões no pecíolo de folhas de cafeeiros por efeito de frio

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 08/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Observações de campo mostram, em algumas lavouras de café, a presença de lesões escuras no pecíolo de folhas dos cafeeiros (ver figura 1). Técnicos e produtores têm indagado sobre a natureza dessas lesões, sobre qual seria a causa delas. Alguns suspeitam de eventual ataque de patógenos (fungos ou bactérias).

Os conhecimentos adquiridos através da observação de ocorrências semelhantes no passado e as verificações recentes indicam que a origem dessas lesões escuras nos pecíolos de folhas de cafeeiros está ligada à deposição e queima dos tecidos pelo frio intenso. Não por acaso, essas lesões, estranhas a muitos, apareceram após ocorrência de geadas fracas do início de julho/21 e coincidindo sua constatação nas regiões da Mogiana, em São Paulo, e no Sul de Minas, onde o frio foi mais presente.

Verifica-se que as manchas negras no pecíolo das folhas se apresentam com maior frequência em ramos laterais situados na parte média e baixa das plantas. Elas ocorrem apenas na parte superior e mais côncava do pecíolo. Além disso, elas aparecem em alguns ramos e em alguns pecíolos, parecendo de maior ocorrência naqueles pecíolos localizados de forma mais horizontal, ou seja, naqueles onde a deposição de ar frio fica mais represada. Observa-se, também, que apesar das folhas apresentarem essas lesões ou manchas nos pecíolos, elas permanecem verdes, indicando que as lesões ficam mais superficiais e, assim, não interrompem o fluxo de seiva para as folhas. Observou-se, ainda, que mesmo dois meses após à constatação das lesões, elas permanecem com as mesmas dimensões (figura 2), sem evolução, e as folhas, de forma semelhante, permanecem verdes. A figura 3 mostra, em corte do pecíolo, que as lesões ficam restritas à parte superior dos tecidos.

Não se sabe exatamente porque ocorre a queima no pecíolo e não na folha. Suspeita-se que possa haver dois fatores ligados a isso. O primeiro seria pela formação de frio nas folhas e logo ele escorrendo e se depositando junto ao pecíolo. O segundo seria uma maior susceptibilidade ao frio dos tecidos do pecíolo.

A presente nota técnica tem o objetivo de esclarecer, aos técnicos e produtores, sobre a real causa das manchas escuras ou queima de pecíolos de folhas de cafeeiros, oriundas por efeito de deposição de frio.


Figura 1 - Pode-se ver as manchas ou lesões negras na parte superior dos pecíolos das folhas de cafeeiros por efeito de deposição de ar frio. As lesões parecem ficar superficiais, pois as folhas, em sua maioria, permanecem normais, com a cor verde. Fotos tomadas em Franca (SP) em julho/21


Figura 2 - Pode-se observar as lesões escuras no pecíolo das folhas dois meses após sua constatação, as quais não evoluíram e as folhas também não foram afetadas, permanecendo verdes


Figura 3 - Cortes longitudinal (esq.) e transversal (dir.) do pecíolo de folhas de cafeeiros com lesões escuras provocadas por queima de frio. Pode-se verificar que as lesões atingem o tecido superficialmente, não afetando, de forma significativa, o fluxo de seiva, por isso a folha permanece verde

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures