ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lesões em frutos de cafeeiros: É preciso identificar bem para saber a causa

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 13/07/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

As lesões que aparecem em frutos de cafeeiros devem ser bem reconhecidas pelos técnicos e produtores. Elas precisam ser observadas com cuidados, verificando suas características para que possam ser relacionadas com as causas e, assim, evitadas ou controladas de forma correta. 

A ocorrência de lesões em frutos de café se dá, principalmente, ao ataque de patógenos causadores de doenças. As lesões constituem, portanto, sintomas do ataque desses organismos sobre os frutos e auxiliam na identificação das doenças que estejam ocorrendo nos cafeeiros. 

Duas doenças são mais comuns e provocam lesões em frutos de café: a cercosporiose e a leprose. Eventualmente, também podem ocorrer lesões por Phoma e por Colletotrichum, este mais de efeito secundário, atuando depois da abertura dos tecidos por outros patógenos. 

As lesões em frutos, por terem aspecto um pouco parecido, podem ser confundidas e, consequentemente, observadas de forma errada, levando à identificação de um problema, quando, na realidade, é outro. Para evitar erros, deve-se verificar o conjunto de características que ajudam na identificação. É recomendado observar a região e a época de ocorrência, o estágio dos frutos atacados e as características das lesões, como o formato, a coloração e a presença de partes dos patógenos (micélio, frutificação e esporos). É preciso correlacionar a ocorrência das lesões em frutos com a também ocorrência na folhagem. 

As lesões por leprose, virose transmitida por um ácaro, são bem diferentes quando ocorrem em frutos verdes ou maduros. Em frutos verdes, tem coloração inicial de cor ferruginosa, formato irregular e são profundas. Depois podem se tornar escuras em função de infecção por Colletotrichum, este mais como saprófita, verificando-se, nessa condição, o aparecimento de frutificação de cor branca sobre a lesão (figura 1). Nos frutos maduros, as lesões aparecem como uma descoloração do tecido da casca, tomando cor mais clara (figura 2). 

As lesões por cercosporiose em frutos também ocorrem em frutos verdes e maduros. As lesões inicialmente aparecem pequenas e depois vão crescendo, sempre no sentido do maior comprimento dos frutos. Elas apresentam a cor castanha escura e depois preta (figura 3). As lesões aparecem mais nas partes do fruto que estão expostas ao sol e a incidência aumenta na época de granação. Com as lesões ocorre a aceleração na maturação dos frutos, de forma forçada. À medida que as manchas envelhecem, assumem um aspecto ressecado e escuro, fazendo com que a casca, nessa parte, fique aderente à semente, e, em ataques mais severos, cause seu chochamento. 

Outra causa de lesões em frutos, que muitos confundem com o ataque de leprose, foi descrita como “marronzinho dos frutos”. Na figura 4 pode ser observado o aspecto dessas pequenas lesões, de cor marrom, as quais não estão ligadas ao ataque de doenças, mas sim aparecem pelo efeito do sol sobre a casca dos frutos durante o processo de sua maturação. Para verificar essa condição, quando houver dúvidas, deve-se observar os frutos do lado de baixo do ramo, a parte que não é batida diretamente pelo sol. Nesse caso, os frutos dessa parte do ramo não apresentam manchas marrons.


Figura 1- Lesões por leprose em frutos verdes de cafeeiros. São de cor ferruginosa, irregulares e profundas


Figura 2- Lesões por leprose em frutos maduros de café. Aparecem manchas descoloridas, claras


Figura 3- Lesões por cercosporiose em frutos verdes e maduros. A princípio as lesões são pequenas e se alongam no sentido do comprimento dos frutos. Tem cor castanho escura à preta


Figura 4- Pequenas manchas marrons na casca dos frutos de café que caracterizam o “marronzinho”, provocadas pelo efeito do sol

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures