ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lagarta rosca ataca mudas de café em viveiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 13/01/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A lagarta rosca pode atacar mudas de café em viveiros, como vem acontecendo neste último ano na região do Jequitinhonha (MG), nos municípios de Capelinha e Angelândia. Existe um grande número de lagartas, da ordem Lepidoptera, que são chamadas vulgarmente de “lagarta-rosca” por conta do hábito de se enrolarem ao serem tocadas ou quando em repouso.

Dentre elas, a espécie mais causadora de danos é a Agrotis ípsilon. Durante o dia, ela se aloja a pequenas profundidades dentro da terra, e, com seu hábito noturno, sai de noite para atacar. As lagartas novas se alimentam das folhas baixas, enquanto que as maiores promovem o corte das mudas de café, rente ao solo, podendo cortar várias por noite. As lagartas têm coloração marrom, podendo também variar para o cinza. O adulto é uma mariposa de coloração semelhante.

Para o controle da lagarta rosca, se dispõe de vários inseticidas, de diversos grupos, com registro para uso no controle da praga em outras culturas (milho, algodão, soja, etc). Podem ser usados em pulverizações sobre as mudas de café, devendo-se aplicar de forma a atingir a base das mudas, preferencialmente no final do dia ou à noite, por conta do hábito noturno das lagartas. São citados como eficientes o Clorpirifós, diversos piretróides, o metil carbamato e antralinamidas. Outra maneira de controle químico é através de iscas com base em farelo de trigo, açúcar, água e um inseticida, piretróide ou carbamato. As iscas devem ser distribuídas no viveiro à tardinha ou à noite.

Como forma de controle cultural, deve-se eliminar plantas daninhas hospedeiras na área do viveiro e evitar cobertura morta ou cisco, pois as lagartas gostam de ambiente sombrio e úmido. Também se deve aproveitar o controle biológico através de inimigos da praga.

Por último, é bom destacar que a lagarta rosca pode atacar, também, mudas novas de café no campo e que existe outra praga que pode provocar danos pelo corte em mudas de café: os grilos.


Aspecto do ataque da lagarta rosca em mudas de café, com corte do tronco, e a lagarta junto a muda cortada (à esq.) e junto a diversas mudas cortadas no viveiro (à dir.) – Capelinha (MG), out/21


Pode-se ver no centro a mudinha de café cortada próximo ao substrato, dentro da sacolinha, e a lagarta rosca já penetrando na terra – Capelinha (MG)


Aspecto da lagarta rosca e seus danos em planta de milho (à esq.), com corte semelhante ao que provoca em mudas de café, e a mariposa, o adulto da lagarta A.ipsilon (à dir.)???????

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures