ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Grandes avanços na cafeicultura brasileira

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 13/12/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

A cafeicultura brasileira é líder, a nível mundial, em produção e em produtividade, com safras anuais na faixa de 60 milhões de sacas e produtividade média de 28-30 scs/ha. Sua evolução, nos últimos 60 anos, se deu em três fases: a 1ª, onde houve um processo de redução das safras, com erradicação e diversificação de cafezais, no período de 1961 a 1967; a 2ª, que a fase foi de recuperação/aumento de safras e modernização do parque cafeeiro, com renovação e revigoramento de cafezais, de 1970 a 1981; e a 3ª, a fase atual, onde após à renovação e formação da base de lavouras mais racionais e modernas, houve a expansão e consolidação de uma cafeicultura apoiada em maior uso de tecnologia. 

A cafeicultura brasileira evoluiu em ciclos, com períodos ou fases de expansão no plantio e na produção de café, e de retração, com abandonos de lavouras e redução nas safras. Os principais indicadores dessas fases foram: o parque cafeeiro, a produção e os estoques de café, sendo o preço o fator que influi, decisivamente, constituindo a “mola” da ampliação ou redução da atividade cafeeira. 

A renovação de cafezais e a consolidação atual da nova cafeicultura incorporaram importantes avanços tecnológicos na lavoura cafeeira no Brasil. São destacados grupos de tecnologias em 9 setores mais importantes: 

1- Abertura de novas áreas cafeeiras: os novos cafezais foram implantados em zonas climaticamente adequadas para as espécies arábica e canéfora. Pode-se destacar o aproveitamento dos Cerrados - cerca de 700 mil ha e safras anuais de 20-25 milhões de sacas/ano e outras novas áreas – no Planalto e Chapada Diamantina, na Bahia, microclimas no Ceará e Pernambuco, o Jequitinhonha e o Norte de Minas, e as áreas altas do Espírito Santo, da Zona da Mata de Minas e do estado do Rio de Janeiro (fig 1).


Figura 1 - Nos Cerrados, antes pobres e improdutivos, a cafeicultura melhorou os solos, trouxe renda empregos e desenvolvimento econômico-social. Exemplo de área no Alto Paranaíba (MG)

2- Novos espaçamentos e sistemas de plantio: o espaçamento tradicional da época, de 3-4 x 3-4 m, com 4 mudas por cova, com apenas 650-800 cvs por hectare, evoluiu para o plantio em renque, aberto ou adensado, com mais de 5000 pl/ha (fig 2). 


Figura 2 - Plantio de cafeeiros em espaçamento em quadra, aberta, em moitas, com 4 mudas por cova, como era usado até a década de 1960 no Paraná (esq.) e lavoura cafeeira implantada no sistema de espaçamento em renque mecanizado, aberto nas ruas e fechado nas linhas, no Cerrado, em Presidente Olegário (MG)

3- Variedades novas: as variedades de café da década de 1960 eram o bourbon, caturra e sumatra e algo de typica/crioulo e muito pouco de mundo novo. A partir de 1970, a renovação promovida com apoio no crédito e AT, condicionou o plantio apenas das variedades mais indicadas na época - a catuaí e a mundo novo. Assim, houve extraordinária troca de variedades, com plantio de 2 bilhões de cafeeiros de variedades melhoradas em apenas 9 anos. Após a constatação da ferrugem, em 1970, muitas novas cultivares com resistência e boa produtividade foram desenvolvidas, as quais vem substituindo, com vantagens, a mundo novo e a catuaí. 

4- Correção do solo e nutrição: a adubação em cafezais era uma prática pouco usada até início da década de 1970. Calcário nem falar. Com a necessidade de uso de terras empobrecidas, pelo uso anterior e por áreas naturalmente inférteis (cerrados) e as zonas de altitude elevada, com solos ácidos e fracos, foi preciso desenvolver o manejo com correções e adubações.

5- Mecanização dos tratos e da colheita: a mecanização dos tratos e da colheita do café evoluiu muito, diferencial vantajoso da cafeicultura brasileira. Atualmente, pode-se plantar, controlar o mato, adubar, pulverizar, arruar/esparramar, subsolar e, finalmente, colher e preparar o café de forma mecanizada, com redução significativa no custo de produção. 

6- Podas e sistema safra zero: a prática de podas em cafezais era muito pouco usada no passado. Atualmente, a poda do tipo esqueletamento ou desponte tem tido larga aceitação pelos cafeicultores, com bons resultados em termos de produtividade adequada, combinada com facilidades e redução de custos 

7- Irrigação: a irrigação não era usada na cafeicultura brasileira até as décadas de 1970 e 1980. Atualmente, as secas têm sido o maior problema climático nas lavouras de café. A área de café irrigada cresceu muito, abrangendo cerca de 400 mil ha, e a tendência é de ampliação (fig 3). 


Figura 3 - Cafeeiros podados por esqueletamento (esquerda), zerando sua safra e já com nova vegetação (direita), preparando safra alta para 2 anos após a poda. O sistema traz grande redução no custo de produção

8- Colheita, preparo e qualidade: a qualidade dos cafés ficava em segundo plano no passado. Com a evolução, surgiram os cafés especiais. O slogan “Café do Brasil” virou “Cafés do Brasil”. Essa melhoria de qualidade permite melhor remuneração ao produtor e maior entrada de divisas. Estima-se em 5-7 milhões de sacas/ano, os cafés com melhor qualidade são exportados, com preços mais elevados. 

9- Mudas clonais: na formação de lavouras de café da espécie Coffea canephora, variedades conilon ou robusta, ou mesmo de híbridos de gerações iniciais, é muito importante usar mudas clonais, por estacas ou mini-estacas, ou pedações de folhas, por embriogênese somática, possibilitando grandes ganhos em produtividade nas lavouras.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures