ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Frutificação em tronco de cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 19/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Pouca gente repara, mas as hastes que formam o tronco de cafeeiros também são capazes de dar frutos. A planta do café apresenta dimorfismo nos seus ramos, isto relacionado à direção dos ramos em seu crescimento. Aqueles que crescem em sentido vertical são os ramos ortotrópicos, que formam as hastes ou troncos. Os ramos laterais, que são os produtivos, ou seja, que frutificam, saem dessas hastes, crescem na horizontal e são chamados ramos plagiotrópicos.

É conhecido que nas axilas das folhas da haste principal existem gemas de três tipos. Umas que dão origem aos ramos laterais, outras, duas a três dormentes, que podem dar origem a ramos ladrões, e o terceiro tipo de gema, mais raro, que dá origem a inflorescências, e, consequentemente, a frutos. Assim, é possível aparecerem rosetas de frutos (poucas) saídas do tronco de cafeeiros, o que é mais comum em plantas nas primeiras safras e, também, mais frequente em cafeeiros robusta/conilon.

Quando plantada, a muda de café cresce sua haste principal, ou ortotrópica, e o aparecimento de gemas, que dão ramos laterais que frutificam, só ocorre pela primeira vez nas axilas do oitavo ao décimo primeiro par de folhas, conforme cita a literatura mais antiga. Atualmente, tem sido visto no campo que ramos laterais têm aparecido em nós ou pares de folhas mais baixos, a partir do 5º-6º par, talvez por serem variedades melhoradas. Nesse estágio, vulgarmente diz-se que a muda está cruzando. Isso se refere às mudas por sementes, pois, no caso de mudas de estacas (clonais), tratando-se de tecido vegetativo já maduro, é comum aparecerem flores e frutos já nas mudas estaqueadas e, também, nessas plantas, os ramos laterais podem sair mais baixos na haste principal.

Fica aqui, então, este registro: a planta de café dando frutos em suas hastes ortotrópicas. Na foto, trata-se de planta nova da cultivar arara, oriunda de sementes. Resta apenas citar uma brincadeira, na frase de um colega, que diz “o arara é tão produtivo que dá frutos até no tronco, parecendo jabuticaba”. Também fica o registro que, atualmente, a emissão de ramos laterais em plantas novas de café tem ocorrido a partir de nós/pares de folhas mais baixos.


No centro da foto, conforme seta assinala, podem ser vistos três frutos (pequena roseta) saindo do tronco de planta jovem de café. Ela está acima do nó, junto à inserção de ramos laterais, estes os mais relacionados à frutificação da planta - Cultivar arara da Fazenda Experimental


Em plantas jovens de café, emissão de ramos laterais (cruza) após 5º ou 6º par de folhas definitivas. Planta da cultivar araraçu = arara de porte alto (esq.) e arara (dir.) - Sul de MG

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures