ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Forte ataque de ácaro vermelho em cafezais da região da Zona da Matas de Minas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 18/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Foi observado recentemente um forte ataque de ácaro vermelho em lavouras de café arábica na região da Zona da Mata mineira, por provável desequilíbrio climático. O ácaro vermelho (Oligonichus O. ilicis) é uma praga considerada de pequena importância em cafeeiros, pois ocorre de forma ocasional, normalmente atacando mais as plantas jovens e, especialmente, na região de café conilon.

A ocorrência e a gravidade do ataque do ácaro vermelho já foi correlacionada com condições de desequilíbrio pelo uso de defensivos nos cafezais, como os fungicidas cúpricos em altas doses, os piretróides e os neonicotinóides. Esses produtos interferem em inimigos naturais e influem, também, na atividade reprodutiva do ácaro. Outro aspecto que influi na ocorrência do ácaro é a situação climática, com efeito de temperaturas altas e déficit hídrico, condicionando a maior gravidade do ataque. 

Observações realizadas na segunda quinzena de março/23, em diversas propriedades e lavouras de café nos municípios de São Domingos das Dores e Imbé de Minas, na Zona da Mata de MG, em altitudes na faixa de 600-800 m, mostraram uma amplitude e gravidade de ataque do ácaro vermelho ainda não relatada. Verificou-se uma ocorrência generalizada, tornando as plantas de café com folhagem bronzeada, sintomas visíveis mesmo de longe. 

Analisando os fatores de desequilíbrio que contribuíram para esse forte ataque do ácaro, verificou-se que o eventual efeito do uso de defensivos foi descartado, já que o ataque ocorreu mesmo em propriedades e lavouras que não usaram quaisquer produtos. Por outro lado, constatou-se, observando os dados de temperatura, chuvas e déficit hídrico, que a situação climática deve ter sido o fator mais importante de desequilíbrio. Em fevereiro/março praticamente não choveu, a temperatura média mensal foi alta (de 24,8ºC) e houve, já, uma situação de déficit hídrico acumulado, conforme pode ser observado na figura 1. 

Figura 1- Deficiências, excedentes, retirada e reposição hídrica em São Domingos das Dores (MG), estação na Fazenda Reunidas L e S – Acumulado do ano de 2023, até 23/03/23

Os sintomas de bronzeamento da folhagem dos cafeeiros por efeito do ataque do ácaro vermelho, são devidos à raspagem, através de seus estiletes, para sua alimentação dos fluidos celulares. Assim, algumas células morrem e dão o aspecto bronzeado nas folhas. 

Nas condições de forte ataque, como o atual, o controle do ácaro vermelho deve ser feito pelo uso de pulverizações com acaricidas ou inseticidas-acaricidas específicos.


Detalhe do bronzeamento da folhagem de cafeeiros, chegando até a queimar folhas bem novinhas, por forte ataque do ácaro vermelho, e o adulto da praga


Plantas de café arábica adultas com forte ataque do ácaro vermelho, atingindo toda a planta, o que é raro, pois normalmente ataca mais o ponteiro das plantas


Aspecto geral de lavoura atacada pelo ácaro vermelho, podendo-se ver, de longe, as plantas mais afetadas com folhagem bronzeada - Imbé de Minas (MG), mar/23

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures