ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Folhas velhas amareladas em cafeeiros. Do que se trata?

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 19/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A verificação de folhas velhas de cor amarela em cafeeiros pode indicar que existem problemas no suprimento de água e de nutrientes para as plantas.

As folhas dos cafeeiros, em condições normais, têm coloração verde escuro e as variações na coloração da folhagem podem mostrar deficiências que estejam ocorrendo, podendo ser reais ou induzidas. Para identificação dos problemas, devem ser observadas, principalmente – a forma e a época de ocorrência das anormalidades. Na forma, é preciso verificar quais os tipos de folhas apresentam os sintomas anormais e como eles se apresentam, se em folhas velhas ou novas, ou em ambas e qual a época ou fase da cultura onde se manifestam. É preciso, ainda, correlacionar as anormalidades na folhagem com as condições edafo-climáticas prevalecentes.

Os problemas de amarelecimento de folhas em cafeeiros, que são aqui destacados, se referem aos que aparecem na fase final de repouso dos cafeeiros, na pré-florada, coincidindo com um período mais seco. As folhas velhas, da parte central da ramagem, tomam a cor amarelo-limão e algumas até uma cor laranja ou avermelhada. Em seguida começam a cair da planta.

Ao se observar as folhas amarelas (da planta ou do chão), verifica-se que, em sua grande maioria, não apresentam qualquer tipo de lesão que pudesse levar ao amarelecimento e queda. Elas mostram, simplesmente, uma deficiência induzida e os fatores mais correlacionados com essa indução tem sido a falta de água no solo e, em alguns casos, agravada por sistemas radiculares pouco desenvolvidos e solos endurecidos. Plantas mais novas e de variedades com menor tolerância a stress hídrico apresentam maiores problemas de folhas amareladas.

Analisando o tipo dos sintomas nas plantas com folhas velhas amarelas, complementados com resultados de análises químicas do tecido foliar, pode-se verificar que a deficiência mais presente é a de fósforo, porém de forma induzida, pois a carência de água no solo dificulta a absorção desse nutriente.

O stress hídrico na fase de repouso do cafeeiro, de forma moderada, é benéfico, visando o desenvolvimento e maturação mais uniforme das gemas florais e consequente floração homogênea das plantas. Assim, o aparecimento de uma pequena quantidade de folhas velhas, amareladas e caindo, é considerado normal. Ele se mostra até um indicativo prático da necessidade de chuvas ou de retomada de irrigação no cafezal.


Folhas velhas de cafeeiros com sintomas de amarelecimento e queda em plantas aos 2,5 anos, na Zona da Mata de MG. Pode-se observar que algumas plantas, que possuem sistema radicular menos desenvolvido, apresentam maiores problemas


Folhas velhas de cafeeiros com sintomas de amarelecimento em plantas aos 2 anos, na Zona do Alto Paranaíba (MG). Elas aparecem depois de um período de stress hídrico e, aqui, com a primeira chuva, os botões estão em fase de crescimento final para abertura


Com as chuvas, nas plantas acima, no Alto Paranaíba, as folhas amarelas, em sua maioria, caíram e já houve abertura da florada mais uniforme

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures