ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Floração de cafeeiros fora da época, depois de veranico

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 05/04/2021

2 MIN DE LEITURA

2
0

Neste ano agrícola, as lavouras de café floresceram por um longo período e, pasmem, até meados de fevereiro, ocorreram pequenas florações.

Na cafeicultura brasileira de café arábica, a florada normal das plantas acontece entre outubro e dezembro, a partir da retomada das chuvas. Dentro desse período, ocorrem, normalmente, de 2 a 3 florações.

A maior ou menor concentração das floradas em cafeeiros está relacionada com as condições climáticas. O processo está associado a um diferencial hídrico. A literatura cita que a indução floral, ou seja, a diferenciação das gemas ocorre mais cedo, a partir de abril ou maio. Em seguida, os botões florais se desenvolvem até atingirem um determinado tamanho e, então, permanecem dormentes no período seco, só vindo a abrir com um choque hídrico (por chuvas ou irrigações), necessário para, através de efeito hormonal, abrir os vasos do pedúnculo dos botões e, assim, viabilizar a sua abertura em flores.

Ao longo dos últimos anos, provavelmente devido às mudanças climáticas, tem sido verificadas modificações no processo normal de floração do cafeeiro. Uma das modificações, em relação ao que se conhecia, é a indução floral e consequente florescimento em ramos ou em parte deles, que cresceram a partir de outubro, ou seja, fora do período normal, fotoperiódico, de indução.

Outra mudança verificada é o efeito de pequenos stress hídricos, por veranicos, promovendo diferenciais hídricos capazes de viabilizar, com chuvas em seguida, a abertura de flores. Essa abertura é observada tanto em botões oriundos de gemas presentes em parte mais velhas de ramos, as quais restaram sem se desenvolverem e abrirem em flores, como em partes mais jovens dos ramos, em 2-3 nós mais na ponta dos ramos. Neste caso, essa floração muito tardia ocupa uma porção de ramo que seria correspondente à frutificação da próxima safra. Assim, como os frutos oriundos dessa floração tardia chegarão, na época da colheita, em estágio ainda aguados, ela não resultará em ganhos produtivos na presente safra, ao mesmo tempo em que prejudicará a próxima.

A verificação presente de florada tardia ocorreu em lavouras do Sul de Minas e do Triângulo Mineiro, após um veranico de cerca de 15 dias, com falta de chuva e temperaturas altas em janeiro de 2021. A floração ocorreu por volta do dia 10 de fevereiro. Pelas fotos aqui colocadas, pode-se ver que a floração ocorreu de forma diferenciada, em algumas plantas das lavouras e em alguns ramos dessas plantas, e mais na porção mais nova dos ramos. As plantas mais estressadas pelo veranico, especialmente aquelas na beira de carreadores, foram as que mais floresceram. Pode-se observar, também, a diferença de tempo em relação aos frutos já granados de floradas anteriores.

Florada em cafeeiros constatada nos dias 10-11 de fevereiro de 2021. Em porções de ramos em Varginha, Sul de Minas (esq.), e no Triângulo Mineiro (dir.), podendo-se observar o grande diferencial de tempo em relação à frutificação anterior

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/04/2021

Senhor Renato, no seu caso pode ser um abortamento provocado por ataque de doenças como a Phoma. Veja ai, pois em altitudes elevadas e faces frias e umidas essa doença ataca os botões florais e os chumbinhos. Veja que, também, aparecem manchas escuras nas folhas novas e morte de ponta de ramos, por essa doença. Matiello
RENATO FERREIRA

PIMENTA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/04/2021

Mimha.lavoura florece mais tarde e aborta muito sera o que esta acontecendo ela esta a1100metros de altura sera por causa deste fator.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures