ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entenda as diferenças entre canela de vento e de geada no cafezal

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 09/01/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em campo, ao observar cafeeiros jovens amarelando e morrendo, tem sido comum confundir as lesões que essas plantas possuem no tronco: se são provocadas por efeito de canela de vento ou por canela de geada. 

As plantas jovens de café, nos dois primeiros anos, ficam mais sujeitas a ações de vento por ainda não possuírem copa suficiente para fazer uma barragem e, assim, se protegerem. Da mesma forma, as plantas novas, ainda com pouca copa, deixam o tronco desprotegido do efeito da deposição de frio junto ao solo, por efeito de ocorrência de geada. Além dos danos causados à folhagem, o vento e a geada podem provocar lesões no tronco das plantas de café. As condições para diferenciar as lesões por vento, também chamadas de canela de vento, são as seguintes – elas podem ser observadas, principalmente, nas partes mais altas do terreno, onde venta mais. 

As lesões aparecem bem junto ao solo e até logo abaixo da sua superfície, pois são o resultado do atrito do tronco da planta com o solo. Aparecem fissuras no tecido, muitas vezes engrossando a casca e as plantas, e, em muitos casos, acabam quebrando o tronco ou tombam. As plantas afetadas amarelam lentamente e chegam a morrer, podendo aparecer brotações abaixo do tronco rompido. É importante, na identificação, também observar um buraco oco junto ao solo, formado pela movimentação do tronco pelo vento. 

Nas lesões de tronco ou canela, provocadas por geada, as características de identificação são as seguintes: ocorrem em maior escala nas partes mais baixas do terreno e a incidência vai aumentando do alto para baixo no declive, pois as partes mais baixas têm maior deposição do ar frio. As lesões são mais altas no tronco e, normalmente, atingem maior extensão da haste. O frio queima a casca e vai afinando o tronco nessa parte queimada. As plantas com canela de geada murcham mais rápido e secam. Só quando a queima é parcial que as plantas ficam amareladas. Nessa condição não aparecem plantas tombadas ou quebras no tronco. 


Planta nova de cafeeiros morta por lesão no tronco provocada por canela de geada. A vegetação de ervas na rua favorece a formação de frio. Ela deve ser eliminada no período de inverno. Na foto à direita, pode-se ver que a lesão é alongada

Lesão por roletamento por ação de ventos, podendo-se observar o buraco que fica junto ao tronco/solo (esq.) e uma planta onde houve quebra do tronco, também pelo vento (dir.)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures