A intensidade e a época do desenvolvimento floral dependem das condições de reservas dos cafeeiros, seu nível de enfolhamento e se relacionam também com a condição ambiental.
Na presente nota técnica objetiva-se relatar uma observação de campo, relativa a um diferencial no desenvolvimento das gemas florais, dentro da mesma planta.
Os sistemas de plantio de cafeeiros, indicados atualmente, adotam espaçamentos em renque, com maiores distâncias nas ruas e pequenas distâncias entre plantas na linha. Assim, uma linha de cafeeiros sempre tem dois lados de plantas no renque. Conforme o direcionamento de plantio, cada lado da linha pode ter condição de exposição solar diferenciada, com efeitos microclimáticos também diferentes, em cada lado da planta.
A observação feita em lavouras de café no Planalto da Conquista, em Barra do Choça (BA), mostrou um aspecto novo quanto ao desenvolvimento das gemas e botões florais. Verificou-se uma antecipação do crescimento das gemas/botões na face da planta mais exposta à insolação da tarde. A ramagem, nessa face, em início de setembro, apresentava botões grandes e já começando sua abertura em flores, enquanto que na face das mesmas plantas que ficava do lado menos batido pelo sol as gemas se mantinham muito pequenas, com pouco desenvolvimento, indicando grande diferencial para a floração.
Conclui-se que: a insolação maior de um lado da linha de cafeeiros antecipa o desenvolvimento das gemas, resultando em botões maiores e aceleração do processo de florescimento. O efeito da insolação pode ocorrer pela maior luminosidade e também pela maior temperatura.
Detalhe da situação das gemas florais em cafeeiros em duas faces da linha, na mesma planta. À esquerda, do lado menos ensolarado, e à direita, do lado mais batido pelo sol da tarde. Barra do Choça (BA), set/25
Detalhe da situação das gemas florais em cafeeiros em duas faces da linha, na mesma planta. À esquerda, do lado menos ensolarado, e à direita, do lado mais batido pelo sol da tarde. Barra do Choça (BA), set/25