ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diferencial de extração de nutrientes, em cafeeiros com carga baixa e alta, na região da Mogiana-SP

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 14/10/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

O fornecimento de nutrientes através da adubação em cafeeiros considera, principalmente, a extração que ocorre pelas plantas, visando suprir a necessidade para a vegetação mais a produção de frutos. Com o ciclo bienal de produção com alternância das plantas e das lavouras, a cada ano, de carga baixa e alta de frutos, a necessidade nutricional pode variar em função da condição produtiva.

Alguns trabalhos de pesquisa foram efetuados para determinar as exigências de nutrientes pelos cafeeiros, com base na extração observada. Através deles existe a indicação da necessidade, por saca, de 6,2 Kg de N, 0,6 kg de P2O5 e 5,9 kg de K2O. Foi realizado um estudo, em 2020/2021, com o objetivo de verificar o conteúdo de nutrientes em plantas da mesma lavoura que apresentavam diferenciais produtivos, alto e baixo, mesmo estando lado a lado. O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental de Franca (SP), em lavoura de catuaí, no espaçamento de 3,5 x 0,5 m, na 5ª safra, com plantas em dois níveis produtivos, com carga alta (85 scs/ha) e carga mais baixa (33 scs/ha). Essas plantas foram tomadas e nelas foram coletadas, separadamente, folhas, ramos de crescimento do ano e os frutos. O material foi pesado, seco e analisado quanto aos teores de nutrientes nele contidos. 

Os resultados sobre o peso das partes das plantas e os teores de nutrientes - macro e micro - encontrados na análise química dessas partes, nas plantas com carga baixa e alta, estão colocados nas tabelas 1 e 2. Com relação ao peso, verifica-se que as plantas com carga baixa tiveram maiores quantidades de folhas e ramos (parte vegetativa), enquanto os de carga alta tiveram mais peso na parte relativa aos frutos (parte produtiva). Quanto aos níveis de nutrientes, verificou-se que, nas folhas, os níveis de N, P, K foram maiores nos cafeeiros com carga baixa, devido a que, nas plantas com carga alta, houve carreamento desses nutrientes para uma maior quantidade de frutos. Na comparação entre as diferentes partes das plantas, verifica-se que os frutos são, no geral, mais pobres em nutrientes do que as folhas.

Tabela 1- Peso verde e peso seco das partes - folhas, ramos e frutos - em cafeeiros avaliados com carga baixa e alta - Franca (SP), 2021

Tabela 2- Nutrientes contidos nas folhas, ramos e frutos de cafeeiros na condição de safra a baixa e alta - Franca (SP), 2021

Na tabela 3, estão colocados os dados de nutrientes extraídos pelas plantas, para vegetação e produção, agora por hectare. Os cálculos consideraram os valores de matéria seca de cada planta, a população de plantas por hectare (5700) e os nutrientes encontrados na análise das partes. 

Verifica-se que os cafeeiros de carga mais baixa têm maiores exigências nutricionais para a vegetação (folhas e ramos), enquanto nos de carga alta a maior exigência ocorre para a produção (frutos). As exigências totais (vegetação + produção) não crescem proporcionalmente com a produção, visto que, nos cafeeiros com carga mais alta, a vegetação do ano fica reduzida e os níveis de nutrientes em suas partes, principalmente o N e o K, se mostram em menores níveis. Efetuou-se, também, o cálculo da necessidade nutricional para cada saca produzida. 

Tabela 3- Extração de nutrientes para vegetação e produção em cafeeiros com carga baixa e alta. Por hectare e por saca - Franca (SP), 2021 

O trabalho permitiu observar que: 1- A extração de nutrientes por cafeeiros de safra baixa e alta é diferenciada, exigindo adubações também diferenciadas; 2- Nos anos de safra mais baixa, a maior necessidade é para vegetação, e, nos cafeeiros com safra alta, essa necessidade maior é para frutificação; 3- Nas exigências em NK, nutrientes requeridos em maior quantidade, a necessidade de N é cerca de 20% maior nas plantas com safra baixa, e, naqueles de safra alta, a proporção entre estes dois nutrientes é semelhante; 4- Os níveis de nutrientes necessários para cada saca produzida foram maiores nas plantas de safra baixa e na média dos dois tipos de plantas, com carga baixa e alta, foram de 6,8-0.3-6,2, semelhantes aos que vêm sendo considerados para NK nas recomendações atuais (6,2-0,6-5,9), com exceção da exigência em P, que foi determinada como metade dessa indicação.


À esquerda, aspecto das plantas de carga alta (do centro) e baixa (laterias) que foram analisadas. À direita, coletando as partes da planta, separadamente, para pesagem e análise


Ramagem, com a folhagem, do crescimento do ano (foto da esquerda) e ramos separados (direita)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures