ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Curioso detalhe: Ramos laterais saindo do tronco de cafeeiros em local onde outros ramos morreram

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 08/09/2023

2 MIN DE LEITURA

1
2

Em campo, foram observados ramos laterais ou plagiotrópicos saindo do tronco de cafeeiros, onde morreram outros desses ramos. Um fato muito curioso, contrariando o que se conhecia. 

O cafeeiro é uma planta de porte arbustivo, de caule lenhoso, e os ramos são dimórficos, sendo o seu dimorfismo relacionado à direção dos ramos em seu crescimento. Aqueles que crescem em sentido vertical são os ramos ortotrópicos, que formam as hastes ou troncos. Os ramos laterais, produtivos, saem dessas hastes, crescem na horizontal e são chamados ramos plagiotrópicos. 

Sobre o caule da planta podem crescer novos ramos ortotrópicos, os chamados ramos ladrões, oriundos, principalmente, da quebra da dominância apical (meristemática). Já os ramos laterais, quando morrem, não saem outros no seu lugar, pois o tronco não possui outras gemas que dão origem a eles. Por isso, na medida em que os ramos laterais vão sendo eliminados, por sombreamento, por colhedeira, etc, a planta vai perdendo a saia e, daí, só podando a planta para gerar brotos ortotrópicos com novas gemas para dar origem a ramos laterais. 

Mas, como se diz, toda regra tem exceções. Aqui vai uma. Observou-se, recentemente, ramos laterais saindo do tronco de cafeeiros em locais onde os ramos laterais originais haviam morrido. Esse aspecto, curioso, foi verificado em plantas da cultivar arara, com 2 anos de idade, em lavoura na região de Irecê, a 730 m de altitude, na Bahia. Foram observadas diversas plantas com esses ramos laterais “extras”. As figuras 1 e 2 mostram o detalhe desses ramos nas plantas. Eles saem logo abaixo de onde havia um ramo lateral que morreu, indicando que, ao contrário do que se conhecia, pode sim haver, de forma rara, gemas dormentes no tronco que dão origem a novos ramos plagiotrópicos. 

É interessante destacar que na cultivar arara tem ocorrido diversas características diferentes do normal, citando-se: o florescimento e frutificação, em escala significativa, em porções velhas de ramos laterais; a constatação de broca do tronco e de mancha mateigosa, praga e doença comuns apenas em cafeeiros robusta; e, agora, gemas dormentes que dão origem a novos ramos laterais. 

O objetivo da presente nota técnica é mostrar que pode haver, de rara frequência, a emissão de novos ramos laterais saindo do tronco de cafeeiros, em local onde houve perda de ramos laterais originais. Em função dessa observação, não se pode mais dizer que só existe uma gema de ramo lateral saindo do tronco de um cafeeiro. Deve-se dizer, que, raramente, pode haver mais de uma gema ali localizada. 


Figura 1- Emissão de dois ramos plagiotrópicos ou laterais saindo do tronco de uma planta de cafeeiro junto aos locais onde haviam dois ramos laterais que morreram. Trata-se de uma ocorrência considerada inviável, pois considera-se que ali só existiria uma gema possível. Cafeeiro da cultivar arara, com dois anos de idade, lavoura irrigada, na região Norte de MG - Jul/23 


Figura 2- Mais detalhes, em outras plantas, de ramos laterais saindo do tronco em locais onde já houve mortes de ramos laterais originais, indicando que ali haviam gemas dormentes desse tipo de ramos. Cafeeiros arara, dois anos de idade, Norte de MG - Jul/23

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ACELINO NETO

BONITO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/09/2023

Esse Matiello é sensacional

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures