ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Com o frio e a umidade, dois problemas apareceram em cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 21/06/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Nesse último período de maio/junho de 2022, foram observados, em cafeeiros nas principais zonas de cultivo de café arábica, dois tipos de problemas relacionados com a ocorrência de frio mais intenso e de pequenas chuvas.

O primeiro tipo de problema foi a desfolha anormal dos cafeeiros. Ela veio depois do período frio em maio e ocorreu em muitas lavouras. A princípio, verificou-se que essa desfolha era mais acentuada de um lado da planta, naquele que bate mais o sol da tarde. Observando a folhagem das plantas e a condição das folhas caídas, verificou-se que parte delas estava atacada por Phoma, mas existiam outras folhas, no chão, com lesões diversas de bicho mineiro, cercospora e ferrugem, mas, também, muitas folhas sem quaisquer tipos de lesões. 

As razões para essa queda acentuada de folhas podem estar ligadas a 4 fatores: ao ataque de Phoma, favorecido pela condição de baixa temperatura associada à umidade de chuvas finas - esta talvez seja a causa mais predominante; outra causa pode ser a morte de organismos, especialmente de fungos, epífitas, ou seja, que vivem sobre a folhagem sem serem parasitas - essa morte leva à produção de etileno, que age na derrubada das folhas; o terceiro fator, que alguns indicam como provável causa de desfolha, seria o diferencial de temperatura, do dia e da noite, presente na face batida pelo sol da tarde - esta causa não tem comprovação científica; e existe ainda a possibilidade da ação do frio, diretamente, ter provocado a queda. Em alguns locais, talvez pelo direcionamento diferente das linhas de cafeeiros ou por haver uma condição de maior fechamento da lavoura, observou-se que a desfolha ocorreu nos dois lados das plantas. Verificou-se, ainda, que, em certas lavouras, folhas já amareladas ou estressada pela carga anteciparam sua queda, por efeito do frio e da umidade. O que ficou bastante nítido neste ano é que as condições foram muito favoráveis ao ataque de Phoma e este veio mais severo. 

Outro problema observado foi com relação à antecipação no desenvolvimento de botões florais, e até houve abertura precoce de flores. Essa constatação, da presença de gemas e botões florais mais desenvolvidos e adiantados neste ano, já vinha sendo feita por vários técnicos de campo. Agora, com a mudança de clima e com a umidade, do ar e de pequenas chuvas, as plantas, que vinham mais estressadas por conta da seca, tiveram antecipação de uma pequena florada. Em algumas plantas ocorreu florada mais nos ponteiros e, em outras, em pequenas porções de ramos. O que pode acontecer com a frutificação decorrente dessas flores é uma incógnita, pois vai depender da condição climática em seguida. O normal é haver uma pequena frutificação, que vai ter uma maturação antecipada, em relação ao grosso da frutificação, que deve ocorrer mais adiante. Parte desses frutos podem se perder, ao cair no chão, antes da colheita da próxima safra. 

Detalhe das folhas caídas de um lado da linha de cafeeiros (esq.) e do ataque severo de Phoma (dir.) – Patrocínio (MG)


Detalhe da desfolha predominantemente associada ao ataque de Phoma, podendo-se observar a doença também nas folhas ainda na planta (esq.) e em lavoura mais fechada e sombreada queda de folhas nos 2 lados da linha (dir.) - Patos de Minas (MG) e Franca (SP)


Floração em cafeeiros mais jovens (esq.) e adultos (dir.), estes ainda com frutos da safra anterior -  Botelhos (MG), foto em 7/jun/22

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint