ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cobre não é um cicatrizante de ferimentos em cafeeiros, como alguns acreditam

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 23/02/2023

1 MIN DE LEITURA

0
1

Os fungicidas cúpricos são usualmente empregados depois da ocorrência de chuva de granizo. Alguns técnicos divulgam que esse tipo de produto tem efeito cicatrizante, mas não é bem assim. As lavouras de café foram muito afetadas por granizo neste último ano. 

As pedras de gelo que caem danificam a folhagem, a ramagem e a frutificação. Na folhagem e na ramagem, a ação mecânica do granizo provoca ferimentos, os quais, especialmente na folhagem, facilitam a entrada de patógenos, principalmente a bactéria Pseudomonas e o fungo da Phoma. 

A indicação de fungicidas cúpricos ou outros produtos fungicidas e/ou bactericidas deve ser feita para reduzir a multiplicação dos fungos e bactérias que venham a aproveitar as aberturas ou ferimentos provocados por granizo ou mesmo por vento ou até por ação de insetos, como ataque por lagartas. Essa recomendação deve observar o histórico de doenças na região. Onde o clima não for adequado à ocorrência de fungos e bactérias, como Phoma e Pseudomonas, ligadas a ambientes mais frios e úmidos, ela não precisa ser realizada. A pulverização com fungicidas bactericidas não tem ação cicatrizante, apenas reduz a multiplicação e desenvolvimento dos patógenos. No caso da Phoma, as observações de campo mostram que o fungo não infecta a ramagem mais lenhosa, mesmo com ferimentos. 

O cafeeiro tem seu próprio mecanismo de cura dos ferimentos. Dois tipos de tecidos estão envolvidos. A epiderme, um tecido de revestimento, cuja função principal é revestir as partes da planta, inclusive para proporcionar uma maior proteção contra a ação de patógenos e, ainda, contra a perda de água. Também a periderme garante proteção à planta, funcionando como um tecido de cicatrização, surgindo em regiões expostas, seja após um ferimento ou mesmo em condições naturais, nos locais onde se desprendem as folhas e galhos.


Ferimentos em folhas e ramos causados por chuva de granizo em cafeeiros. A planta possui tecidos de cicatrização ou regeneração de partes do tecido no local ferido.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures