ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carneirinhos atacam brotações novas em cafeeiros geados

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 01/12/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Pequenos besouros, chamados vulgarmente de carneirinhos, vêm atacando as novas brotações de cafeeiros que se encontram em fase de recuperação depois de atingidos pelas últimas geadas, e, pela severidade dos danos, vêm exigindo controle.

Os carneirinhos são pequenos coleópteros da família curculionidae que se alimentam de folhas de diversas plantas. Seu ataque em cafeeiros já foi relatado em várias regiões. O ataque em plantas de café se dá em maior escala em folhas e brotações novas, especialmente na rebrota de cafeeiros recepados. Esses insetos pertencem a vários gêneros próximos, sendo comuns espécies dos gêneros Parapantomurus e Naupactus.

As ocorrências recentes de ataque pelos carneirinhos foram observadas nas áreas cafeeiras da Alta Mogiana, em São Paulo, e no Sul de MG. Nas duas regiões, o ataque ocorria nas brotações baixas de cafeeiros, que tiveram o tronco atingido por geada, seja aquelas que saem mais junto ao solo, seja em brotações superiores de plantas recepadas. Foram observados insetos de dois tipos, um mais escuro e outro mais claro com manchas, indicando pertencerem a gêneros ou espécies distintas.

Os danos causados pelos carneirinhos são devidos às perfurações e rasgaduras que fazem ao ingerirem as folhas, chegando a comerem quase totalmente toda a parte tenra dos brotos, causando preocupações aos produtores. Esse ataque, bem severo, se deve, provavelmente, à ausência de outras plantas no local que servem de alimento, vez que a vegetação, no geral, veio prejudicada pela longa estiagem e pela geada.

Os ataques dos carneirinhos normalmente causam poucos danos. Porém, com danos significativos, como nas ocorrências recentes, o controle deve ser feito podendo ser utilizados inseticidas mais de contato, pulverizando as brotações. Em ocorrências , já foram verificados como eficientes produtos organo fosforados, como o Clorpirifós e sua mistura com Cartap e Piretróide. Agora, na ocorrência na Mogiana, foi testada e verificada como eficiente, provocando mortalidade dos insetos, a mistura de Clórpirifós com Piretróide, e, por se tratar de aplicação em brotos saídos bem junto ao solo, foi possível agregar, também, produto à base de Fipronil.

Pois é, dizem por aí que uma coisa sempre vem acompanhada. No caso aqui, uma coisa ruim, a geada, e, na recuperação, vem agora o ataque dessa praga, destruindo a brotação. As fotos ilustram os danos nas brotações dos cafeeiros e o aspecto dos insetos encontrados.


Pode-se observar as brotações em cafeeiros em recuperação das geada atacadas pelo carneirinhos. Franca (SP) e Monte Santo (MG), out/21


Aspecto dos dois tipos de coleópteros encontrados causando danos nas brotações, um mais claro e com estrias e o outro mais escuro

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures