ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Capim orvalho (Eragrostis Pilosa): Erva nova infestando cafezais

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 07/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

Neste ano agrícola, foi observada uma grave infestação de erva capim orvalho, um tipo de Eragrostis, em lavouras de café, sendo uma constatação nova, de gravidade de cobertura, em diferentes regiões cafeeiras. 

As ervas de folhas estreitas mais comuns que ocorrem nas lavouras de café são o capim colchão, o capim pé de galinha, o capim amargoso, a braquiária, o capim carrapicho e, eventualmente, em manchas, a grama seda. Agora apareceu, com infestação significativa em lavouras de café, a erva conhecida como capim orvalho (Eragrostis pilosa). Ela é uma planta da família das poaceas (ex-gramíneas), sendo citada como infestante de áreas em várias culturas, como o algodão, amendoim, arroz, citros, feijão, girassol, soja e em diversas hortícolas e em florestas cultivadas. A ocorrência em cafezais, de forma grave, foi observada em abril de 2023, inicialmente na região da Alta Mogiana, em São Paulo, e depois verificou-se sua presença também em lavouras de café em diversas regiões, como no Sul, na Zona da Mata, no Alto Paranaíba e no Norte, em Minas Gerais, e no Sul do Espírito Santo. Em algumas regiões, a erva é conhecida também como capim barbicha de alemão e capim chiador. 

Nas áreas de cafezais, onde a erva capim orvalho foi observada, ela praticamente dominava as demais ervas, cobrindo todo o terreno (figuras 1 e 2). Com a roçada, ela rebrotava bem e formava touceiras (figura 3). As plantas dela apresentam folhas finas de cor verde claro. À primeira vista, olhando apenas a folhagem, essa erva pode ser confundida com o capim colchão e o pé de galinha, porém sua identificação fica fácil pela observação de sua inflorescência na forma de um pendão, muito parecido com o do capim colonião, porém de tamanho menor (figura 4). Verificou-se, ainda, que a erva é bastante rústica, crescendo em áreas de solo bem pobre, seco e ensolarado. 


Figura 1 - Área de cafezal com cobertura do solo pela infestação da erva capim orvalho (Eragrostis pilosa) e detalhe dessa infestação - Franca (SP), abril/23


Figura 2- Infestação severa da erva capim orvalho em lavoura de café na região Sul de Minas - Monsenhor Paulo, abril/23


Figura 3- Aspecto da folhagem, inflorescência e touceira da erva capim orvalho. À direita, curioso detalhe de uma planta crescendo na rachadura de uma calçada na cidade, local extremamente seco, mostrando sua boa adaptação a condições adversas, de solo pobre e estresse hídrico. Pode-se ver, em detalhe, o tipo de pendão


Figura 4- Comparação das inflorescências de três ervas, sendo, da esquerda para direita, do capim orvalho (Eragrostis), do capim colchão (Digitaria) e do capim pé de galinha (Eleusine)

Quanto ao controle, como foi observado, a roçada reduziu, temporariamente, a altura e a massa das ervas do capim orvalho, porém elas rebrotam rápido. Assim, a aplicação complementar de herbicida, deve ser feita para matar essas plantas invasoras, sendo verificado que o glifosato se mostrou muito eficiente nesse controle, sem ter sido observada, até o momento, qualquer tipo de resistência ao produto (figura 5). 


Figura 5- Controle eficiente do capim orvalho pela aplicação do herbicida glifosato. - FEF, Franca (SP), abril/23

A presente nota técnica tem o objetivo de alertar técnicos e produtores sobre a ocorrência e infestação significativa de uma erva ainda pouco conhecida, o capim orvalho, um tipo de Eragrostis. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures