ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeeiros araraçú: Bom desempenho produtivo e viabilidade de uso precoce do sistema safra zero

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 18/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A cultivar de cafeeiros araraçú apresenta alta produtividade já nas primeiras safras e, assim, viabiliza mais cedo o uso da poda para zerar a safra e também da colheita mecanizada. 

A cultivar araraçú teve origem em cafeeiros de porte alto que apareceram na Fazenda Experimental de Varginha (MG), dentro de parcelas de cafeeiros da cultivar arara - esta composta de plantas de porte baixo. Como se conhece, as plantas de porte alto possuem um fator recessivo, portanto as novas gerações, por sementes retiradas dessas plantas, sempre darão origem a plantas também de porte alto. 

De um lote de sementes da cultivar arara, oriundas da Fazenda Experimental de Varginha, foram formadas 40 mil mudas na Fazenda Sta Helena, em Areado (MG). Por ocasião do plantio, as mudas identificadas de porte alto, em número aproximado de 700, foram separadas e plantadas em área isolada das demais de porte baixo, típicas de arara. Na primeira safra significativa, aos 2,5 anos, as plantas de porte alto produziram o equivalente a 110 scs/ha. Na segunda safra, a produtividade foi de cerca de 30 scs/ha, e, na terceira, esta foi altíssima, com mais de 130 scs/ha. Da plantação original de araraçú da Fazenda Sta Helena, foram retiradas sementes e nova área foi formada. Nesta nova área foi avaliada a produtividade, na primeira safra, em 2023, em 20 plantas ao acaso. Foi obtida a média de 14,5 litros por planta, o que, no espaçamento de 3,5 x 0,7m, equivale a uma produtividade de 118 scs/ha. Em área contígua, os cafeeiros da cultivar catucaí amarelo 2 SL produziram 8,8 litros por planta. 

Os talhões de cafeeiros araraçú da Fazenda Sta Helena tem despertado interesse de outros produtores da região. Muitos cafeicultores têm feito visitas para observação do material plantado lá e, pelo desempenho verificado, podem ter base para decidir sobre plantio dessa cultivar em suas propriedades. 

Na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG), foram selecionadas plantas de porte alto, dentro de talhões de arara, as quais apresentaram produção média de 12 litros de frutos na primeira safra, aos 2,5 anos de idade. No espaçamento usado, correspondeu a 114 scs/ha. Delas foram feitas sementes e plantada uma nova área, de 10 mil plantas. 

Conforme os resultados observados, verifica-se que os cafeeiros da cultivar araraçú apresentam características produtivas iniciais muito boas. Com isso, pelo porte alto das plantas, pode-se operar facilmente a colheita mecânica, mesmo na safra inicial. Também surge a viabilidade de aplicar o sistema safra zero logo nas primeiras safras, o que se torna vantajoso em termos econômicos. Aliás, nos lotes da Fazenda Sta Helena, já foi programado o esqueletamento, em julho/23, das plantas que produziram bem nas safras iniciais, com produtividade de mais de 120 scs/ha. 

Duas características adicionais têm sido observadas nas plantas da cultivar araraçú: sua maturação bem precoce e uniforme, e sua maior tolerância ao frio e ao ataque de Pseudomonas.


Planta do canto esquerdo, selecionada na Fazenda Sertãozinho, com 12 litros de frutos colhidos na primeira safra (esq.) e, na Fazenda Experimental de Varginha, planta de araraçu no meio de parcela de plantas de Arara (dir.) - Jun/23


Cafeeiros de porte alto de araraçú mostrando ramificação aberta e boa produtividade na primeira safra, na Fazenda Sertãozinho, isto dentro de uma plantação de arara - Botelhos (MG), Jun/23

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures