ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café da cultivar arara se torna o geisha brasileiro

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 23/10/2020

2 MIN DE LEITURA

14
0

A cultivar de café arara tem produzido grãos de alta qualidade de bebida, por isso ela tende a ser considerada o café geisha brasileiro. A comparação é importante, pois a variedade geisha, de origem de uma região da Etiópia com mesmo nome, produz cafés mundialmente reconhecidos como de superior qualidade, obtendo prêmios em diversos concursos internacionais.

A cultivar arara tem sido muito plantada ultimamente pelas suas boas características de produtividade e resistência. Na maioria dos ensaios, os cafeeiros dessa cultivar sempre se destacam e lideram como os mais produtivos. Eles têm, ainda, mostrado imunidade à ferrugem e boa tolerância à Phoma e à Pseudomonas. Além disso, apresentam frutos grandes e grãos de peneira alta. A surpresa maior, entretanto, está na qualidade da bebida dos seus cafés, que vem sendo observada nesses últimos anos. Eles apresentam bebida limpa e adocicada e, em diversos concursos, os cafés arara têm apresentado pontuações altas, muitas vezes superiores a 90 pontos na escala da BSCA, o que é uma coisa excepcional.

Sabe-se que a qualidade do café não depende apenas da variedade plantada, tendo influência, também, do ambiente de cultivo e do preparo pós-colheita. Em altitudes elevadas, o café tende a dar melhor bebida, mais complexa e aromática, pois o processo de desenvolvimento e maturação dos frutos fica alongado, assim tendo mais tempo para o acúmulo de substâncias ligadas à qualidade, sendo que a microbiota local também tende a influir. A cultivar arara, pela característica de maturação tardia dos frutos, facilita nesse aspecto de altitude, tanto assim que tem sido obtidas pontuações de bebida muito altas mesmo em altitudes normais, por exemplo, ao redor de 900-1000 m.

Já a variedade geisha foi experimentada no passado por possuir alguns fatores de resistência à ferrugem, mas na época foi relegada, devido não apresentar características produtivas adequadas. Novos plantios, em pequena escala, vêm sendo feitos para produção de cafés especiais, pois apresentam notas de frutas maduras. Porém, sua produtividade, mais baixa, pode dificultar a rentabilidade da lavoura, apesar do eventual preço maior que venha a ser obtido dos seus cafés. Além disso, o porte alto das plantas dificulta seu manejo. É possível que, com podas, especialmente no sistema safra zero, possam ser obtidas maiores produtividades nesse material.

Deste modo, a indicação para plantio da cultivar arara é apropriada, pois combina várias características positivas. Tanto assim, que sua aceitação pelos produtores tem sido grande. Só nessa última safra estima-se a comercialização de mais de 30 toneladas de sementes dessa cultivar, o que representa a formação/plantio de 60-80 milhões de mudas. As sementes de arara já estão representando 50-60% da quantidade, em relação a todas as demais variedades comercializadas.


Cafeeiros da cultivar arara, com ampla adaptação, aqui mostrado em três regiões. Na 1ª safra, em Varre-Sai – zona da montanha do estado do Rio de Janeiro (esq.); em Franca, na Mogiana Paulista (centro), também na 1ª safra; e no Sul de MG, em Botelhos, na 3ª safra, esta em sistema orgânico (dir.).

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADEMIR A FURIAN

AGUAÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/06/2022

Sr.Matiello, boa tarde, como vai tudo bem? Tenha uma dúvida, o café Arara, posso plantar na região de Aguaí, que é uma região mias plana, ou pode ocorrer o risco da geada, mais facilmente?
LUIZ HENRIQUE CORNELIO FAVARIN

MONTE ALEGRE DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/06/2021

Senhor Matiello, gostaria de plantar café arara em Monte Alegre de minas (MG), altitude da minha área 730 m, ele me atende?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/05/2021

O espaçamento pode ser de 3 x0,5 m, que adensa sem atrapalhar os tratos e permite, mais tarde, praticar o sistema de poda para safra zero.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/03/2021

Senhor Leonardo, para a região de Caratinga, que conheço bom teriamos que verificar duas situações onde pode estar sua área. Ao nível da Rio-Bahia, em altitudes mais baixas, então seria indicada a cultivar Acauã, mais tolerante ao calor e a deficits hidricos. Se for em áreas mais altas, mais frias e umidas, então seria o Arara o indicado. Quanto ao espaçamento, para safra zero pode usar um semi-adensado como 3 x 0,5 m. Matiello
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 03/03/2021

Mensagem de Leonardo:

"Oi Matiello, gostaria de plantar café em Caratinga (MG). No espaço penso 2:50x1 em lugar morado para (derriçadeira) manual. Qual café seria bom de produtividade alta, resistente às doenças e peneira alta (bom)?
Teria que chegar junto com o catuaí 144 pois já tenho uma área com catuaí 144 vermelho. Qual espaço seria bom para safra zero?
Desde já agradeço."
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/02/2021

Senhor Anderson, uma ou outra planta de broto bronzeado pode aparecer, porém se forem muitas pode ter havido mistura de sementes no viveiro. Matiello
ANDERSON RODRIGUES LOUBACK

MANHUMIRIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/03/2021

Senhor Matiello, muito obrigado pela atenção, vou verificar a procedência das sementes do meu fornecedor de mudas!
ANDERSON RODRIGUES LOUBACK

MANHUMIRIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/02/2021

Boa noite, sou produtor de café no município de Martins Soares-MG, tenho um talhão com 1000 plantas de arara plantado em 10/2019 com espaçamento de 2,50x1,20 cm, estou com uma dúvida, pois estou observando diferença entre as plantas algumas apresentaram folhas novas na cor verde claro é outras com tom arroxeada , sendo as mudas do mesmo canteiro, isso pode acontecer em um mesmo cultivar ou eu teria comprado gato por lebre?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/01/2021

Senho Hamilton, o Arara se adapta muito bem, pois os trabalhos de pesquisa que temos são realizados nessas áreas de altitude mais elevada. A combinação é boa, pois assim tem material de maturaçãomais precoce e mais tardia. Matiello
HAMILTON JOSÉ FONTOURA DA COSTA

NOVA RESENDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/01/2021

Tenho uma área no município mineiro de Conceição da Aparecida hoje utilizada como pastagem ao lado de outra área onde cultivo café Catuaí amarelo e vermelho (10 hectares) totalizando 34 mil pés. A altitude varia entre 1.100 e 1200 metros. Pretendo plantar variedades com maior tolerância à ferrugem e phoma. Nessa área a projeção é que caibam 36 a 40 mil pés, em plantio voltado ao trabalho mecanizado. Pensei em dividir em talhões entre a variedade Catucaí 2SL e Arara. Você acha que o Arara se adaptará bem?
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/11/2020

Otávio, o Arara é mais resistente e mais produtivo, só que tem maturação tardia. Em toda a Zona da Mata ele vai bem, de 600-700 m a 1200 m de altitude. Para a montanha o espaçamento seria de 3 x 0,5 m. Os dois vão bem nessa mesma faixa de altitude, só que a maturação vai ser mais precoce no 24-137. Matiello
JOSE JARBAS FRANCO DE OLIVEIRA FILHO

DURANDÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/05/2021

Sr. Matiello esse espaçamento o senhor indica mesmo sem mecanização ?
OTAVIO EMERICK DA SILVA

MARTINS SOARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/11/2020

Prezado , entre o Arara e o Catucai Amarelo 24/137 , qual é o mais produtivo e mais resistente a doenças ? Quais os espaçamentos recomendados para ambos, pensando a microrregião de Manhuaçu -MG ? E em quais altitudes / condições de clima os dois vão bem ?
JOSE JARBAS FRANCO DE OLIVEIRA FILHO

DURANDÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/06/2021

Tenho a mesma pergunta.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures