ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café conilon amarelo

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 22/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Plantas de café da variedade conilon com frutos amarelos são raras, mas existem. A cor do fruto de café, quando maduro, é determinada por um gene chamado de xanthocarpa, que pode se expressar, dependendo da carga genética da planta (seu genótipo), na cor vermelha (XcXc) ou amarela (xcxc). As plantas heterozigotas (Xcxc) têm frutos que, a princípio, são amarelados, mas depois se tornam alaranjados com estrias vermelhas, sendo, normalmente, híbridos entre plantas de frutos amarelos e vermelhos.

Praticamente todos os materiais genéticos de cafeeiros da espécie C. arábica possuem variedades/cultivares que apresentam as duas cores de frutos, assim é para o bourbon, o catuaí, o caturra, o catucaí, o icatu, o siriema, sabiá, acauã, sarchimores e também no mundo novo, neste a cultivar de frutos amarelos tem pequena distribuição.

A cor da casca não caracteriza nenhuma qualidade ou defeito. Apenas sabe-se, por trabalho recente, que existe uma pequena tendência de melhor qualidade dos frutos em cultivares de arábica com os frutos amarelos, devido possuírem maiores teores de açucares.

No caso de cafeeiros conilon, também existem plantas com frutos amarelos, porém aparecem em baixíssima frequência. Até recentemente, tinha sido observada uma planta em plantação em Marilândia (ES), isto na década de 1970. Depois uma no Vale do Rio Doce, em Mutum (MG), e também uma em Machadinho do Oeste, em Rondônia. Atualmente, tem sido mais difícil encontrar plantas de frutos amarelos em lavouras de conilon, isto porque a reprodução tem sido feita, predominantemente, através de clones (reprodução vegetativa) e todos os clones existentes no mercado possuem plantas de frutos vermelhos, provavelmente por não ter sido encontradas plantas matrizes de frutos amarelos com boas características.

No último ano apareceu, agora em escala um pouco maior, um conjunto de 6 plantas com frutos amarelos em Caputira, na Zona da Mata de Minas, dentro de uma lavoura de 25 mil plantas, que foi implantada com mudas oriundas de sementes. Elas estão na primeira safra e, apesar da menor precocidade produtiva, comum em cafeeiros conilon reproduzidos por sementes, elas apresentam boas características, como rosetas cheias e com frutos de bom tamanho. A produtividade e resistências serão objeto de observação futura, com mais safras. Uma vez encontradas qualidades desejadas em algumas das plantas, pode-se, através da reprodução por estacas, contar também com um clone de cafeeiros conilon com frutos amarelos. A reprodução por semente é dificultada devido ao aspecto de fecundação cruzada em robustas e pelo caráter recessivo do fator frutos amarelos. Os aspectos das plantas observadas em Caputira, bem como dos frutos colhidos, podem ser verificados nas figuras aqui incluídas.


A frutificação em cafeeiro conilon de frutos amarelos, com rosetas cheias e frutos de bom tamanho. Detalhe de frutificação também no tronco. Planta de 2 anos, conduzida com haste dupla - Caputira (MG)


Aspecto da frutificação de uma planta de conilon de frutos amarelos na 1ª safra e os frutos colhidas na peneira - Caputira (MG), 2021

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures