ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Broca-do-café causa apodrecimento em loja de frutos

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 15/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A broca do café é uma praga importante na lavoura cafeeira. Ela perfura os frutos e suas larvas se alimentam das sementes, danificando os grãos, que se tornam menos pesados, influindo no rendimento da conversão dos frutos secos, ou o café em coco, para o café beneficiado.

A perda de peso nos grãos e o aumento de grãos defeituosos, que deteriora o tipo do café, são prejuízos bem conhecidos devidos ao ataque da broca. Dois outros tipos de danos são provocados pela praga. O primeiro consiste na derrubada de frutos novos, ainda em água. Com a perfuração de prova, feita pela broca, estando a semente muito aquosa, o inseto não oviposita, porém a produção de etileno, devida à morte de tecidos do furo no fruto, pode causar a queda dos frutinhos.

A outra espécie de dano, bastante presente neste ano, é o apodrecimento da semente no interior do fruto. A loja do fruto, atingida pela perfuração da broca, fica apodrecida pela morte completa dos tecidos da semente, agravada devido à ocorrência de fungos saprófitas. Então, naquela loja, a semente fica completamente eliminada, causando perda até maior do que aquela das sementes danificadas pelas larvas do inseto, que sempre ficam com um pouco de massa aproveitável.

O prejuízo da loja do fruto apodrecida aparece no período final da granação e início da maturação. Ele pode ser observado através do corte transversal do fruto perfurado pela broca. Existe a hipótese, não confirmada, de que períodos mais úmidos (chuvosos) facilitam o apodrecimento.

O sintoma de apodrecimento da semente pela broca é semelhante ao que se chama de coração negro, causado por períodos de estiagem coincidindo na granação dos frutos. Nesse caso não são observados os furos de broca na coroa dos frutos.


Apodrecimento da semente dentro de uma loja do fruto de café devido ao ataque de broca. Março/2020, no Sul de Minas Gerais

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures