ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Amarelão em plantas novas de café por deficiência induzida de ferro e manganês

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 20/04/2021

3 MIN DE LEITURA

1
1

As plantas de café, ainda novas no campo, podem apresentar um amarelão na folhagem cuja causa principal tem sido uma deficiência induzida de ferro ou manganês. O ferro e o manganês são micro-nutrientes exigidos pelas plantas de café em pequenas quantidades. A função do ferro está ligada à síntese da clorofila e de algumas proteínas que compõem os cloroplastos. O manganês, igualmente, atua na síntese dos cloroplastos e é um ativador de enzimas, estimula o crescimento celular e das raízes. Pelo fato de atuarem nos cloroplastos, surge a cor amarelada das folhas.

O ferro e o manganês normalmente estão presentes no solo em boas quantidades em áreas cafeeiras, cujos solos são predominantemente de cores amarelas ou avermelhadas (sendo ricos em óxidos de Fe e Mn) e não têm problema de enxarcamento, tendo bom arejamento. No entanto, alguns fatores no solo podem reduzir suas disponibilidades, induzindo deficiências.

Nas lavouras novas de café, três condições do solo afetam a disponibilidade de ferro e manganês para as plantas: um pH muito alto, o excesso de fósforo e uma eventual falta de arejamento. No pós-plantio do cafeeiro, especialmente sobre áreas antes com café em que o solo já vinha sendo corrigido por vários anos, é comum o aparecimento de plantas amareladas, deficientes em ferro e manganês. Isso se deve à dose de calcário colocada na cova/sulco de plantio, a qual, nessa condição de solo já corrigido, eleva demasiado o pH ali dentro do sulco/cova e induz a deficiência. A pesquisa mostra que a cada unidade de pH que se eleva, a disponibilidade de ferro e manganês fica muito reduzida. Pode, ainda, haver um efeito associado com muito fósforo, igualmente colocado no sulco/cova antes do plantio.

Deste modo, surgem no campo plantas novas de café, de forma salteada, com a presença de sintomas de deficiência de ferro e manganês, iniciando por um amarelecimento das folhas novas na forma de um rendilhado, pois as nervuras das folhas permanecem verdes. No caso da deficiência de manganês, que normalmente ocorre juntamente com a deficiência de ferro, já que as condições que induzem deficiência são semelhantes, as folhas apresentam um amarelão geral com algumas manchas de cor verde mais escura e sem o rendilhado das nervuras, como na deficiência de ferro.

Nas fotos aqui incluídas, tomadas em duas lavouras novas no Sul de Minas, podem-se observar os sintomas do amarelão da folhagem. Com a evolução, as folhas podem tomar a cor esbranquiçada. A ocorrência da deficiência de forma irregular dentro da lavoura, ou seja, em plantas isoladas, se deve àquela condição especial junto da cova ou da linha de plantio, coincidindo num ponto ou em porções do sulco onde o solo estava mais corrigido ou, então, onde caiu mais calcário.

Para a correção da deficiência, podem ser adotados dois caminhos complementares. Aplicar adubos acidificantes, como os nitrogenados, em cobertura, os quais reduzindo gradativamente o pH do solo voltam a aumentar a disponibilidade do ferro e do manganês. Indicam-se ainda a pulverizações com sulfato ferroso e sulfato de manganês, a 0,5-1,0%, para acelerar a correção das deficiências. O uso de adubos orgânicos, ricos em ferro e manganês, também ajuda na correção. O uso de fontes de ferro ou manganês no solo, em cobertura, não resulta positivo pela dificuldade do ferro e manganês (como o zinco e o cobre) de se deslocarem em profundidade.


Em plantas jovens de café, depois do plantio, amarelão provocado por deficiência induzida de ferro. É possível observar as folhas amarelas, porém as nervuras permanecem verdes


Dois pedaços de linhas de cafeeiros jovens na mesma área. À esquerda, plantas com deficiência de manganês, com amarelão, onde se acumulou um monte de calcário; e à direita, as plantas sem problemas

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO TAVARES GOMES

CATUJI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/01/2022

Bom dia Professor Matiello! Gostaria de saber se posso fazer pulverização no cafe com o sulfato de ferro e manganês juntos na msm calda, para correção das deficiências?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures