FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Conheça o projeto Caminho da Fé voltado para a cafeicultura familiar

POR ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

ULISSES FERREIRA

EM 12/07/2019

0
1

Por Ulisses Ferreira

Nasce um novo e importante projeto para a cafeicultura familiar brasileira: a união das pequenas organizações de agricultores familiares, localizadas nos municípios de Botelhos, Andradas, Caconde, Ouro Fino, Divinolândia e Poços de Caldas, que fazem parte do movimento FairTrade, no sul de Minas Gerais. Esta união representa mais de 600 famílias de agricultores e uma produção de mais de 110 mil sacas de café.

A união teve início em dezembro de 2018 quando as organizações se reuniram em Botelhos – MG para discutir as dificuldades de acesso ao mercado FairTrade e a falta de visibilidade das organizações no cenário nacional e internacional de café.

Como proposta para superar estes desafios foi apresentada a necessidade de união das pequenas organizações para realizações de trabalhos conjuntos e fortalecimento do movimento. Mas faltava um nome para este grupo que representasse a região onde estão localizados, os objetivos e os princípios desse projeto. Foi proposto então o nome Caminho da Fé.

O roteiro “Caminho da Fé” é percorrido anualmente por milhares de pessoas que buscam a renovação da fé e o autoconhecimento passando por cidades da região em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Por passar por todos os municípios participantes do projeto, consideramos que essa seria a melhor forma de caracterizar a união dessas organizações que, em maioria, tiveram início em projetos da igreja, com reuniões iniciais em igrejas rurais, além de estarem inseridas em municípios onde o roteiro é realizado com forte presença de peregrinos às margens de propriedades certificadas FairTrade.

Foi consolidada uma parceria com a Associação dos Amigos do Caminho da Fé – AACF, e o grupo propôs a realização de um Concurso de Qualidade de Cafés, como uma primeira ação em conjunto.

No dia 20 de julho, a primeira edição do Concurso de Qualidades dos Cafés FairTrade Caminho da Fé será oficialmente lançada e contará com a participação de produtores representantes das associações ACAFEG, ASSOFÉ, AABGC, ASSOPRO, APROD e ASSODANTAS, apoiadores do movimento FairTrade no Brasil, cafeterias, exportadores, lideranças locais e regionais e instituições parceiras.

O objetivo do concurso é incentivar os cafeicultores a produzirem cafés de qualidade superior, com maior valor agregado, para atingir novos mercados, mostrando o potencial da região e das pequenas organizações FairTrade da região na produção de cafés especiais. Cada município fará seu concurso local e, em uma segunda etapa, será realizada a final regional com os melhores cafés de cada associação.

O desafio dessas famílias de agricultores é imenso, com geadas, chuvas em época de colheita, secas, furto em propriedades, cafeicultura de montanhas com uso intensivo de mão-de-obra, mercados cada vez mais exigentes e baixa sucessão familiar. Porém o resultado que essas organizações estão obtendo individualmente já pode ser considerado um oásis em uma região carente de inovação e avessa a mudanças. Agora, com a união, o grupo pretende dar saltos cada vez maiores.

ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

Administrador, especialista em cafeicultura sustentável, Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botelhos e consultor de associações e certificações agrícolas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.