ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Encurtar" ou "globalizar"?

BRUNO VARELLA MIRANDA

EM 31/08/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

É crescente o interesse de gestores e pesquisadores pelo chamado “encurtamento das cadeias de suprimento”. Após décadas de rápida dispersão da produção ao redor do globo, críticas importantes à “globalização” das cadeias de suprimento nos convidam à reflexão.     

Ao menos dois argumentos merecem destaque. O primeiro guarda relação com a sustentabilidade – e, em particular, com a “pegada de carbono” das cadeias de suprimento globais. Afinal, o funcionamento eficiente de tais cadeias depende do uso intensivo de energia, algo que pode significar a emissão de uma quantidade considerável de gases de efeito estufa (GEE). Nesse sentido, “encurtar a cadeia” significaria evitar uma parte dessas emissões.   

Já o segundo argumento ganhou força com o avanço da COVID-19. Cadeias de suprimento globais necessitam que as fronteiras estejam abertas. Mais do que isso, demandam agilidade na resolução de questões aduaneiras e a garantia de rápida mobilidade daquelas pessoas responsáveis por monitorar o fluxo de insumos e produtos entre as distintas etapas da cadeia produtiva. Assim, eventos como a pandemia afetam diretamente a estabilidade – e mesmo a viabilidade – das cadeias globais de valor. Potenciais vantagens como os custos de produção mais baixos em países em desenvolvimento perdem importância diante da incerteza e das dificuldades de ordem regulatória que resultam de uma emergência de saúde pública. Nesse sentido, “encurtar a cadeia” significaria minimizar os riscos causados por choques exógenos potencialmente disruptivos.

Poderíamos ainda adicionar um terceiro argumento, ligado ao potencial de criação de valor inerente a qualquer cadeia de suprimento. Em um mundo onde a origem de um produto ajuda a explicar o seu valor, são claros os limites para a “globalização” das cadeias de suprimento quando a estratégia é de diferenciação. Por mais que a denominação da origem não derive apenas de elementos objetivos, a construção da identidade exige a determinação tanto daquilo que um produto é – por exemplo, “café da Colômbia” – quanto daquilo que não é. Logo, quem vende “origem” possui limitações naturais para decidir onde produzirá ou de quem comprará.   

Seria o “encurtamento” um caminho óbvio, então? De forma alguma. Se há algo que nos mostra o conhecimento acumulado sobre o funcionamento de organizações complexas, é que decisões organizacionais no mundo real partem da comparação entre alternativas imperfeitas. Dessa maneira, as críticas à “globalização” das cadeias de suprimento devem vir acompanhadas do reconhecimento de que o “encurtamento” também acarreta custos importantes. Deixando os custos mais óbvios de lado, é preciso questionar se as consequências do “encurtamento” não serão piores do que eventuais benefícios.

Pensemos no primeiro argumento de defesa do “encurtamento”: ao usar menos energia para transportar insumos e produtos, cadeias “curtas” seriam mais sustentáveis. Trata-se de um argumento superficial, que desconsidera algumas das consequências menos óbvias da relocalização. No caso da agricultura, “encurtar” a cadeia de suprimentos pode significar incentivos para o rápido aumento do cultivo de determinado produto. Quando tais incentivos derivam do funcionamento de cadeias de valor dinâmicas, podem afetar a sobrevivência econômica de agricultores dedicados ao cultivo de outros produtos.

Por exemplo, pressões para o “encurtamento” das cadeias de suprimento têm levado grandes empresas do setor agroalimentar a fomentar a produção de avelãs na Itália. Os motivos são os mais variados: más condições dos trabalhadores envolvidos na produção de avelãs em outros países, emissões de GEE ligadas ao transporte do produto, além, é claro, do argumento de que as avelãs italianas possuem uma qualidade superior. Nesse sentido, a decisão de “encurtar” a cadeia é vista como uma medida que permitiria um monitoramento mais eficiente das ações tomadas em cada estágio na produção – e, com isso, maior sustentabilidade.  

O problema? O avanço da produção de avelãs tem afetado o cultivo de outros produtos igualmente relevantes e adaptados às condições locais. De repente, a monocultura da avelã passou a ameaçar produtores que pareciam integrados ao cenário local, cultivando alimentos que também estão associados com uma tradição de excelência, mas que não estão inseridos em cadeias tão dinâmicas quanto a “globalizada” cadeia da avelã.  

Por isso, especialistas em desenvolvimento rural já questionam se a mudança faz sentido no longo prazo. O avanço da produção de avelãs, embora reflita o sucesso de vendas de produtos “made in Italy” ao redor do mundo, pode significar um padrão de produção ainda menos sustentável do que o anterior, consumindo recursos escassos em regiões que lutam desesperadamente para manter a vitalidade de suas comunidades rurais.

Trata-se de um único exemplo, mas suficiente para ilustrar um importante alerta. Assim como em outros debates complexos, o “encurtamento” das cadeias de suprimento deve vir acompanhado de uma análise atenta sobre os custos e benefícios de alternativas necessariamente imperfeitas. Antes de abraçar causas “bem-intencionadas”, convém ampliarmos a perspectiva. Só então poderemos adotar uma política que minimize os danos e, quem sabe, seja capaz de atenuar as perdas das partes afetadas.     

BRUNO VARELLA MIRANDA

Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures