ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inflexibilidade

BRUNO VARELLA MIRANDA

EM 31/05/2022

3 MIN DE LEITURA

3
0

Engana-se quem pensa que a atual crise mundial dos alimentos é um evento absolutamente imprevisível. As raízes da crise têm crescido por cerca de 30 anos. Afinal, a atual configuração do sistema global de produção, distribuição e consumo de alimentos se baseia em uma série de premissas que, com um pouco de perspectiva histórica, se mostram irrealistas.

A primeira premissa é a confiança cega de que o notável nível de degradação ambiental acumulado nas últimas décadas não traria efeitos colaterais suficientemente dramáticos. Ao menos, essa é uma premissa implícita em toda a ação política e econômica desde os primeiros alertas sobre a questão da sustentabilidade, ainda nos anos 1970. 

Quantos eventos climáticos extremos serão necessários para que tal concepção mude? Difícil responder. Mais fácil é prever as consequências da inação. Em um cenário de mudanças climáticas, será crescente o descolamento entre aquilo que o planeta pode produzir e nossas expectativas. 

A segunda premissa é um exacerbado otimismo tecnológico. Embora inovações possam mitigar uma série de problemas, o ritmo da mudança não acompanha necessariamente a urgência dos eventos. Afinal, a transformação de uma invenção em algo concreto pode levar anos. 

Não nos esqueçamos de que a inovação depende tanto da capacidade de coordenação de recursos escassos por parte de empreendedores quanto da predisposição de potenciais usuários a adotá-la. Em tempos de “negacionismo” crescente, é possível que aumente também a resistência à adoção de inovações.   

A terceira premissa é a crença de que o atual sistema internacional é estável o suficiente para garantir o aprofundamento das relações econômicas internacionais. Não que a comunidade internacional acreditasse na extinção da guerra. Existia, porém, certa confiança de que eventuais conflitos não afetariam o “coração” do sistema. 

Trata-se de uma aposta arriscada: basta lembrar que dois dos protagonistas da política internacional, China e Rússia, possuem questões de fronteira mal resolvidas. Se somamos a esse grupo a Índia, com sua enorme população e a posse da bomba atômica, os desafios são óbvios.  

A quarta premissa é a de que a dependência do comércio internacional é mais conveniente do que qualquer política de segurança alimentar baseada no planejamento estatal. Mais especificamente, ganhou espaço a visão de que instrumentos como estoques estratégicos, acordos de estabilização de preços e programas voltados à agricultura de pequena escala são ineficientes e ultrapassados. Conclusão semelhante vale para a extensão rural.   

Juntas, tais premissas criaram as condições para uma aposta explícita. Desde o início dos anos 1990, é crescente a pressão para o estabelecimento de políticas que, ao incentivar os indivíduos, priorizem a “criação de valor” no curto prazo. O resultado é que perdemos perspectiva do todo. 

Embora tenhamos um sistema global de alimentos fortemente conectado, a flexibilidade desse sistema é mínima. Em outras palavras, para que o sistema funcione, é necessário um nível de previsibilidade em escala global que parece utópico atualmente. A soma de choques exógenos – pandemia, eventos climáticos extremos, guerra – nos demonstra: não temos um “plano B”. 

Diga-se de passagem, não é a primeira vez que a humanidade é afetada por tamanhos choques exógenos. No século XIV, a Europa testemunhou pesadelo ainda pior. Entretanto, isso não deveria fornecer uma desculpa para a inação. O conhecimento acumulado nas últimas décadas pode nos ajudar a criar um sistema global de produção e distribuição de alimentos mais resiliente. 

O que isso significa? 

Significa pensar no desenho de um sistema em que a produção local de alimentos seja incentivada, utilizando terras mal aproveitadas ou explorando a agricultura urbana. Em outras palavras, implica a adição de um “plano B” à nossa oferta de alimentos.    

Significa conceber um sistema em que o fomento ao comércio internacional não implique ignorar a existência de ferramentas políticas úteis, como estoques estratégicos e políticas de estabilização de preços. Afinal, para um produtor de pequena escala, basta uma má colheita para a falência. Para uma família em situação de insegurança alimentar, basta um ano de dificuldades para a cristalização de consequências irreversíveis. 

Significa desenhar um sistema em que a sustentabilidade ambiental seja protagonista – algo que inclui recompensar os produtores de alimentos por seu papel na proteção do meio ambiente. Ou seja, trata-se de uma estratégia em que a busca por sustentabilidade signifique também a redução da incerteza para o produtor rural.     

Significa, em suma, estabelecer prioridades claras e não renunciar aos mecanismos de decisão política para materializá-las. Mercados são instrumentos fundamentais para a promoção do bem-estar, mas a “mão invisível” só funciona de forma adequada se amparada em regras aceitas por toda a sociedade. E as tais “regras do jogo” devem ser escolhidas por meio da política.   

BRUNO VARELLA MIRANDA

Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO CARLOS ARIBONI

SOCORRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/06/2022

Gostei do artigo, parabéns
BRUNO VARELLA MIRANDA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 03/06/2022

Prezado Julio,

Muito obrigado pela leitura atenta e pelo comentário. Espaços como essa coluna foram criados justamente para o debate amplo de ideias. Dessa forma, fique à vontade para deixar a sua opinião por aqui e explicar qual a sua visão sobre a atual crise.

Juntos seremos capazes de refinar nossa compreensão do problema e estabelecer caminhos possíveis para uma solução (ainda que parcial, dado que estamos diante de desafios dos mais complexos).

Atenciosamente,

Bruno Miranda
JULIO RODRIGUEZ

ITAMONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/06/2022

Parabéns pelo artigo e pela ousadia de tocar no assunto, em tempos tão obscuros...
Júlio Rodriguez

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures