ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra brasileira de café deve recuar 7%, estima USDA

PRODUÇÃO

EM 23/05/2017

1 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A produção brasileira de café na safra 2017/2018, que começa em julho, deve chegar a 52,1 milhões de sacas de 60 quilos. Confirmada a expectativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em relatório produzido por representantes do órgão no país, o volume corresponderá a uma queda de aproximadamente 7% (4 milhões de sacas) em comparação com o período anterior.

Foto: Érico Hiller/ Café Editora
                                       Foto: Érico Hiller/ Café Editora

A diminuição no volume total é consequência da bienalidade negativa das lavouras de café arábica, quando a colheita é habitualmente menor. No ciclo atual, a espécie deve atingir 40,5 milhões de sacas, 11% a menos em relação a safra 2016/2017. No entanto, "o florescimento adequado e as boas condições climáticas na maioria das regiões produtoras devem contribuir para os bons rendimentos esperados, informa o documento do USDA.
Devido a contínua crise hídrica no estado do Espírito Santo, principal produtor de café conilon, os cafezais não recuperaram totalmente o potencial produtivo dos anos anteriores, mas a colheita deve ter uma leve recuperação. Para os representantes do governo dos Estados Unidos, a retirada dos grãos dessa variedade deve passar de 10,5 milhões para 11,6 milhões de sacas.
Na avaliação do USDA, o consumo interno de café no Brasil deve ficar praticamente estável em relação à safra passada: 20,66 milhões de sacas, sendo 19,55 milhões na forma de torrado e moído e 11,1 milhões na forma de solúvel. O resultado reflete "o abrandamento da economia brasileira e a mudança de padrões de consumo".

As exportações também ficarão estáveis na safra corrente, com embarques estimados em 33,03 milhões de sacas, sendo 29,4 milhões de café verde e 3,6 milhões de café solúvel. Com baixa produção e demanda relativamente regular, o ciclo agrícola este ano deve terminar com estoques menores de café brasileiro. Segundo a projeção do Departamento, haverá 3,88 milhões de sacas ao fim do período, uma redução de 1,53 milhão de sacas em comparação com o ano passado.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELDER G. BALDON

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/05/2017

Tudo mentira. O conilon no ES deve ser de 1 a 2 milhões de sacas a menos que em 2017 em relação a 2016, que já foi pequena. Sou da região e sei o que falo. Conheço produtor na região que uma média ano de 5000 sacas piladas, não vou colher 200, isso se repete em todas as cidades produtoras de conilon no ES. Ficam colocando essas notícias para colocar pressão no mercado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures