ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

"Colheita do conilon será maior que ano passado", garante presidente da Cooabriel, no ES

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 16/05/2017

3
0
Por Camila Cechinel

A colheita de café na safra 2017/2018 começou de forma discreta em algumas regiões do país. No Espírito Santo, apesar da retirada do conilon estar com volume abaixo do esperado, devido aos grãos ainda estarem verdes, a expectativa é de melhora, uma vez que as condições climáticas são favoráveis. 


                                        Foto: Érico Hiller/ Café Editora

Em 2016 os produtores capixabas passaram pela pior safra dos últimos anos, por conta de uma crise hídrica que atingiu o estado, e produziram apenas 5,3 milhões de sacas de café conilon, 2,2 milhões de sacas a menos que em 2015. Para o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), localizada em São Gabriel da Palha, no norte do Espírito Santo, Antônio Joaquim de Souza Neto, o momento é difícil para todos, mas o homem do campo é esperançoso. 

"Garanto que a colheita será maior esse ano. As lavouras já estão mais bonitas e teremos café de qualidade, com grãos pesados que beneficiarão o rendimento", disse ele, recordando das chuvas que caíram no final de 2016 e início de 2017, em uma época que o grão de café estava ganhando força. 

Ainda que confiante, o presidente acredita que a lavoura só ganhará volumes significativos a partir da primeira semana de junho. Com a expectativa de receber cerca de 800 mil sacas de café na cooperativa este ano, 205 mil sacas a mais do que foi recebido no ano passado, Neto comenta que o Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural) será um grande aliado nessa conquista. 

"Muitas empresas que compravam café não recolhiam o Funrural, mas agora é lei. Como a gente recolhe os impostos, já tem produtores querendo se associar na cooperativa", explica.
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

3

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 19/05/2017

Caro Ramon,

Obrigada pela observação, mas as imagens divulgadas no Google possuem direitos autorais. De qualquer forma, neste caso estávamos dando ênfase apenas na colheita e não no tipo de café em si.

Abraços.
RAMON CALIXTO

EUNÁPOLIS - BAHIA - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 18/05/2017

FOTO DE ARÁBICA COM MATÉRIA DE CONILON? NO GOOGLE ACHA INÚMERAS FOTOS PARA ILUSTRAR DA MANEIRA CORRETA.
RAFAEL RIBEIRO DO VALLE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 18/05/2017

Capixabas competentes fazendo a sua parte!