ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Brasil deve colher 45,5 milhões de sacas de café

PRODUÇÃO

EM 19/05/2017

0
0
Da redação

O Brasil  deve colher 45,56 milhões de sacas de café na safra 2017/2018, volume 11,3% inferior à safra passada, de acordo com o segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última quinta-feira (18). De acordo com a estatal, a principal razão para o recuo é a bienalidade negativa da cultura, que afeita, principalmente, os grãos arábica

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                     Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

Conforme nota divulgada pela Companhia, o número para o ciclo ficou dentro do previsto na primeira estimativa, realizada em janeiro, que indicava produção entre 43,65 milhões e 47,5 milhões de sacas de café. O mesmo aconteceu com a área de cultivo do arábica e do conilon, calculada anteriormente e mantida em 2,21 milhões de hectares. 

Para os próximos meses, a expectativa é de chuvas abaixo da média nas regiões produtoras do país, proporcionando a maturação dos grãos e uma colheita tranquila. O Espírito Santo, porém, é o estado que mais exige atenção, uma vez que a previsão é de menos 50 mm, com estima de ocorrência de 40 a 50%. 

Café arábica

Segundo a instituição, a colheita do arábica deve alcançar 35,43 milhões de sacas, volume 18,3% inferior ao produzido na safra 2016/17. Em Minas Gerais, maior produtor da espécie, a produção deve somar 25,36 milhões de sacas, redução de 16,6% em função da bienalidade negativa das maiores regiões produtoras do estado. 

Café conilon

O café conilon está em fase de recuperação. Em janeiro, a previsão de colheita estimada pela Conab variava entre 8,64 milhões e 9,63 milhões de sacas. Atualmente, a análise indica 10,13 milhões. Segundo a instituição, o aumento deve-se a recuperação da produtividade da espécie na Bahia e em Rondônia, com maior utilização de tecnologia nas lavouras, além do clima mais favorável.  
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.