Por Camila Cechinel
Os dois grandes campeões estaduais da 14ª edição do Concurso Estadual de Qualidades dos Cafés de Minas Gerais são do município Espera Feliz, da região das Matas de Minas. O produtor Onofre Alves de Lacerda levou a melhor na categoria Café Natural e Sebastiana de Oliveira Faria se destacou na categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira (04), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Foto: Café Editora
Esse ano, o concurso, considerado a maior disputa de Qualidade de Café de Minas Gerais, recebeu um número recorde de 2.600 inscrições das quatro principais regiões do estado (Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas), onde apenas 187 foram classificadas. Deste volume, 33 produtores foram finalistas com o mínimo de 84 pontos, segundo normas da Specialty Coffee Association (SCA), mas somente 22 receberam prêmios.
De acordo com o coordenador do concurso, o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), Willen Guilherme de Araújo, a disputa foi bem acirrada, pois mais da metade das amostras recebidas tiveram um nível superior ao esperado: "a competição é democrática, já que permite a participação de todos os cafeicultores, dos pequenos aos grandes. Todos os anos a gente passa um feedback para os participantes, para que eles conheçam o produto e melhorem o cultivo para os próximos anos".
A Atlantica Coffee, empresa do Grupo Montesanto Tavares, patrocinadora da premiação, adquiriu o lote dos cafés classificados em primeiro lugar, nas duas categorias, pelo valor de mil dólares a saca de 60 kg. Cada lote conta com cinco sacas. Segundo as regras do concurso, os demais finalistas poderão vender o café pelos valores definidos em edital, de acordo com cada pontuação. Os três primeiros colocados em cada categoria das quatro regiões produtoras também receberam R$ 2 mil. Vale dizer que não houve 2º e 3º lugares na categoria Cereja da região Chapada De Minas, devido à qualidade insuficiente.
Ainda como parte da premiação, a Atlantica Coffee organizará uma viagem técnica guiada à Guatemala para os melhores produtores de cada região, com todas as despesas pagas: "acreditamos que o conhecimento, quando compartilhado, ganha força. E nessa relação, todos são beneficiados, especialmente os produtores”, disse o diretor da empresa, Rogério Schiavo.
O concurso, um dos pilares do Certifica Minas Café, o maior programa de certificação de propriedades cafeeiras do Brasil, é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater/MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Abaixo, confira a lista completa dos ganhadores do evento:
Cerrado Mineiro:
Natural
1º lugar: Edson Hiroaki Tamekuni, de Campos Altos
2º lugar: João Batista Montanari, de Patrocínio
3º lugar: Célia Fukuda, de Patos de Minas
Cereja
1º lugar: Jorge Fernando Naimeg, de Patos de Minas
2º lugar: Dimap S/A Prod. Siderúrgicos, de Pratinha
3º lugar: Francisco Pinheiro Campos, de Patos de Minas
Chapada de Minas
Natural
1º lugar: Ecoagrícola Café Ltda, de Francisco Dumont
2º lugar: Primavera Agronegócios Ltda, de Angelândia
3º lugar: Dailton Antônio Ribeiro, de Diamantina
Cereja
1º lugar: Ecoagrícola Café Ltda, de Francisco Dumont
Matas de Minas
Natural
Natural
1º lugar: Onofre Alves de Lacerda, de Espera Feliz
2º lugar: Leônio Carlos Filho, de Araponga
3º lugar: Edmar Lopes, de Araponga
Cereja
1º lugar: Sebastiana de Oliveira Faria, de Espera Feliz
2º lugar: Sandra Leles da Silva, de Araponga
3º lugar: Paulo Henrique Miranda, de Araponga
Sul de Minas
Natural
1º lugar: Flávio Roberto Carvalho Ferraz, de Dom Viçoso
2º lugar: Samanta Maria Faleiros Corrêa, de Cássia
3º lugar: Antônio Rogério de Paula, de Oliveira
Cereja
1º lugar: João Onofre da Silva, de São Pedro da União
2º lugar: Letícia Maria Ribeiro de Carvalho, de Dom Viçoso
3º lugar: Gláucio Carneiro Pinto, de Carmo de Minas
Vencedores da Viagem
Edson Hiroaki Tamekuni (Cerrado Mineiro)
Ecoagrícola Café Ltda (Chapada de Minas)
Sebastiana de Oliveira Faria (Matas de Minas)
Flávio Roberto Carvalho Ferraz (Sul de Minas)
Regivaldo Dias (Extensionista da Emater-MG em Araponga)
