ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Os brasileiros precisam se unir", diz campeão do Cup of Excellence 2017

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 31/10/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Camila Cechinel

O produtor Henrique Sloper de Araújo foi o campeão do concurso Cup of Excellence - Brazil 2017, principal disputa para cafés especiais do mundo. Com o café catucaí-açu, produzido na Fazenda Camocim, em Domingos Martins, nas Montanhas do Espírito Santo, ele obteve 93,6 pontos na categoria Naturals

Foto: Foto: Henrique Sloper Araujo
                                    Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

À frente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) nos últimos cincos anos, instituição responsável pela realização do concurso, Araújo só participou da disputa em 2016, quando foi desclassificado na final da competição que aconteceu no Paraná, e em 2017, onde venceu o evento com o café catucaí-açu, mesma espécie da bebida eliminada no ano passado.

Para o produtor foi frustante sair do Cup of Excellence - Brazil 2016 no último dia, por conta de uma xícara defeituosa, mas a mensagem que ficou naquele momento foi a de persistência: "eu provei o café umas 50 vezes antes de mandar para a BSCA, mas uma xícara riada pode acontecer com qualquer participante, em qualquer lugar do mundo, e o nível da prova é muito elevado, não passa nada", disse. 
Em 2017 o Concurso Internacional de Cafés ocorreu no campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), estado onde fica localizada a Fazenda Camocim. E foi aí que Araújo viu uma nova oportunidade para estar concorrendo ao melhor café do mundo. "Com a derrota passei a investir mais no catucaí-açu, café diferenciado em termos de características, com um perfil semelhante ao café africano e gerado em sistema agroflorestal, que é um café produzido dentro de uma floresta. Também aperfeiçoamos técnicas de pós-colheita", explicou. 

No dia 07 de dezembro o café campeão participará de um leilão internacional. Com o prêmio, o produtor informou que investirá ainda mais na Fazenda, em forma de marketing, produção, maquinário e trabalho comercial fora do Brasil. 

Cup of Excellence - Brazil 2018

Até o momento Araújo não sabe se vai participar do Cup of Excellence - Brazil 2018, pois, de acordo com ele, tudo depende da data limite para mandar as amostras de café para a BSCA: "o café que ganhou esse ano foi colhido de última hora porque, devido ao frio da região, os melhores grãos aparecem depois. Se der condição de tempo ideal a gente participa, se não der, até onde mais eu posso ir?", perguntou.

Para aqueles que estão participando do concurso, o produtor garante que uma colheita seletiva, um pós-colheita apuradíssimo, cuidados com a limpeza do despolpador, secador, tulha e armazenagem, além de uma seleção refinada, são bons caminhos para conquistar o prêmio: "muita gente reclamou da broca esse ano. Eu não tenho problema com isso porque o sistema agroflorestal ajuda a combater a praga naturalmente. A Fazenda Camocim está isolada por florestas dentro de um vale", disse. 

Segundo o cafeicultor, a indústria do café ainda é muito jovem e os brasileiros precisam se unir para promover a bebida dentro e fora do país. Para ele, Concursos de Qualidade de Café são importantes para valorizar o produtor e a atividade, mas falta uma consciência coletiva: "brigamos com nós mesmos. Precisamos deixar de lado as diferenças estaduais, municipais e nacionais e nos preocuparmos com as competições que acontecem lá fora. O Brasil está começando no café especial e ainda tem muito o que ganhar", finalizou. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures