ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Apesar das recentes chuvas, danos nas lavouras não serão recuperados

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 09/10/2017

0
0
Por Camila Cechinel 

As chuvas que caíram em praticamente todas as regiões produtoras de café entre o final de setembro e começo de outubro, apesar de facilitar a abertura de floradas nos próximos dias, não vai recuperar os danos sofridos anteriormente pelas lavouras, em consequência do estresse hídrico vivido desde junho.

Foto:Produtor Marcio Freire/ CaféPoint
                               Foto:Produtor Marcio Freire/ CaféPoint

De acordo com o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, André Luiz Alvarenga Garcia, em regiões como Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Alta Mogiana, é possível encontrar cafezais com menos folhas que o comum e presença de flores anormais que provocarão o abortamento dos frutos. Segundo ele, apesar do volume de chuvas ter sido muito bom entre os dias 03 e 05 de outubro, com 100 milímetros de água acumulados, o que passou antes desse período é irreversível.
"As últimas chuvas quebraram a dormência da planta. Do dia 10 a 14 de outubro teremos a abertura das floradas, mas as lavouras que sentiram o estresse hídrico de forma acentuada, terão os danos apresentados da mesma forma", disse Garcia. Conforme o especialista, como o café é uma cultura perene, até o grão completar a fase de enchimento não dá para quantificar os danos gerados pela seca: "devemos aguardar até março de 2018 para fazer um levantamento preciso". 
A partir dessa segunda-feira (09), o tempo voltou a ficar seco e quente em quase todo o país. Com as reservas hídricas das plantas começando a se esgotar, cafeicultores seguem preocupados com a produção dos frutos para a safra do ano que vem. Meteorologistas indicam que as chuvas só voltarão a aparecer a partir do dia 20 de outubro, mas a esperança é de que elas caíam antes do previsto, para parar esse aumento de dano ao potencial produtivo: "estamos com um sol muito forte em Minas Gerais. Como ficamos muito tempo sem água, seria melhor que caísse mais alguma chuva já nos próximos dias", finalizou o técnico. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.