ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor produtor capixaba entrega relatório com estoques de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/02/2017

2 MIN DE LEITURA

5
0
Da redação

Como encaminhamento da reunião realizada na última terça-feira (7/2), na sede do Mapa, entre o ministro Blairo Maggi, parlamentares capixabas e representantes do setor produtivo da cafeicultura, o deputado Evair de Melo (PV/ES) confirmou nesta sexta-feira (10/2), a entrega ao Mapa do relatório elaborado dentro de um esforço conjunto, que comprova a existência de mais de 4,4 milhões de sacas de café armazenadas (apurado em 04/01/2017). Ao todo 61 municípios capixabas possuem estoques de café, com aproximadamente 3,77 milhões de sacas. Já nos municípios do Sul da Bahia e em Rondônia, os estoques são de quase 685 mil sacas.

“Fizemos a nossa parte, o que foi combinado na reunião, com uma contribuição significativa de muitos técnicos e instituições. Importar café é um crime contra a cafeicultura e contra as famílias dos cafeicultores. Há café em quantidade e em qualidade estocados e à disposição da indústria. Temos que valorizar o nosso produto e o trabalho de quem mora no interior e vive da cafeicultura”, destaca o deputado Evair de Melo.

Agora de posse do relatório o Mapa, por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, vai aferir os números dos estoques privados existentes em cada município, para posteriormente definir sobre a liberação ou não da importação de café verde.

Sem compradores, café conilon fica estocado
Na contramão do que diz a indústria, segundo a assessoria do parlamentar, cafeicultores do Espírito Santo e do Sul da Bahia não encontram compradores para os estoques de café conilon. Um comerciante/corretor que atua na região Norte capixaba revela que em janeiro adquiriu 204 mil sacas dos produtores rurais, mas a indústria confirmou apenas a compra de 160 mil sacas.

“Tenho 44 mil sacas estocadas, esperando a indústria fazer uma nova aquisição. Fora esse volume, estou com outras 80 mil sacas nas mãos dos cafeicultores, aguardando para compra imediata. Só que não posso comprar do produtor sem ter o sinal da indústria para receber essa matéria-prima. Café tem, o que falta é absorção do mercado”, teria afirmado o comerciante/corretor, que devido ao grande volume de café armazenado, por motivos de segurança, não terá o nome revelado.

Para os meses de março, abril e maio, o comerciante revela ainda que possui pré-contrato para a compra de mais 150 mil sacas junto aos cafeicultores e caso o mercado ‘aqueça’, há disponibilidade é de 500 mil sacas. “Esse montante é apenas dos cafeicultores da minha relação de compra. Três deles possuem cerca de 85 mil sacas acumuladas de até quatro safras. E isso apenas no Espírito Santo. No Sul da Bahia, estamos com 80 mil sacas aguardando para serem comercializadas”.
 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/02/2017

Não adiantou nada a entrega dos relatórios de estoques de café para o MAPA pois o ministro Blairo Maggi contra tudo e contra todos, enviou o pedido de importação para a CAMEX. Será que a bancada capixaba junto com o governador conseguirá reverter esse descalabro do vendido ministro?
MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 14/02/2017

E com todo este cafe a industria diz que esta faltando???O que eles querem é derrubar o preço!!!!
JOSE ROBSON VESCOVI RAMOS

FUNDÃO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/02/2017

Temos estoque e safra a vista, o governo quer nos matar, quer baixar a inflação do Brasil baixando preço do café,  e importação como se fosse o vilão da economia Brasileira. Temos que dar o troco neste desgoverno.
CIDIONE SOUZA

JAGUARÉ - TOCANTINS - ESTUDANTE

EM 13/02/2017

E certo que tem muito café estocado no nosso estado do ES... Tem muito mas que 4,4 milhões de saca. Conheço muitos produtores q possui seu estoque particular ansiosos para vender seu estoque... Mas com essa desvalorização do mercado nacional do produto o produtor nao vai vender.... Falta bom senso dos compradores para que todos saiam felizes...
BRUNO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 13/02/2017

Está de parabéns esse Comerciante/Corretor, vendeu 160 mil sacas de conilon pra indústria em janeiro...sozinho fez 80 % do volume de venda do mês inteiro!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures