carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Política

Setor produtor capixaba entrega relatório com estoques de café

postado em 13/02/2017

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Como encaminhamento da reunião realizada na última terça-feira (7/2), na sede do Mapa, entre o ministro Blairo Maggi, parlamentares capixabas e representantes do setor produtivo da cafeicultura, o deputado Evair de Melo (PV/ES) confirmou nesta sexta-feira (10/2), a entrega ao Mapa do relatório elaborado dentro de um esforço conjunto, que comprova a existência de mais de 4,4 milhões de sacas de café armazenadas (apurado em 04/01/2017). Ao todo 61 municípios capixabas possuem estoques de café, com aproximadamente 3,77 milhões de sacas. Já nos municípios do Sul da Bahia e em Rondônia, os estoques são de quase 685 mil sacas.

“Fizemos a nossa parte, o que foi combinado na reunião, com uma contribuição significativa de muitos técnicos e instituições. Importar café é um crime contra a cafeicultura e contra as famílias dos cafeicultores. Há café em quantidade e em qualidade estocados e à disposição da indústria. Temos que valorizar o nosso produto e o trabalho de quem mora no interior e vive da cafeicultura”, destaca o deputado Evair de Melo.

Agora de posse do relatório o Mapa, por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, vai aferir os números dos estoques privados existentes em cada município, para posteriormente definir sobre a liberação ou não da importação de café verde.

Sem compradores, café conilon fica estocado
Na contramão do que diz a indústria, segundo a assessoria do parlamentar, cafeicultores do Espírito Santo e do Sul da Bahia não encontram compradores para os estoques de café conilon. Um comerciante/corretor que atua na região Norte capixaba revela que em janeiro adquiriu 204 mil sacas dos produtores rurais, mas a indústria confirmou apenas a compra de 160 mil sacas.

“Tenho 44 mil sacas estocadas, esperando a indústria fazer uma nova aquisição. Fora esse volume, estou com outras 80 mil sacas nas mãos dos cafeicultores, aguardando para compra imediata. Só que não posso comprar do produtor sem ter o sinal da indústria para receber essa matéria-prima. Café tem, o que falta é absorção do mercado”, teria afirmado o comerciante/corretor, que devido ao grande volume de café armazenado, por motivos de segurança, não terá o nome revelado.

Para os meses de março, abril e maio, o comerciante revela ainda que possui pré-contrato para a compra de mais 150 mil sacas junto aos cafeicultores e caso o mercado ‘aqueça’, há disponibilidade é de 500 mil sacas. “Esse montante é apenas dos cafeicultores da minha relação de compra. Três deles possuem cerca de 85 mil sacas acumuladas de até quatro safras. E isso apenas no Espírito Santo. No Sul da Bahia, estamos com 80 mil sacas aguardando para serem comercializadas”.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

bruno

Vitória - Espírito Santo - Corretor
postado em 13/02/2017

Está de parabéns esse Comerciante/Corretor, vendeu 160 mil sacas de conilon pra indústria em janeiro...sozinho fez 80 % do volume de venda do mês inteiro!!!

Cidione Souza

OUTRA - Tocantins - Estudante
postado em 13/02/2017

E certo que tem muito café estocado no nosso estado do ES... Tem muito mas que 4,4 milhões de saca. Conheço muitos produtores q possui seu estoque particular ansiosos para vender seu estoque... Mas com essa desvalorização do mercado nacional do produto o produtor nao vai vender.... Falta bom senso dos compradores para que todos saiam felizes...

Jose robson Vescovi Ramos

Fundão - Espírito Santo - Produção de café
postado em 14/02/2017

Temos estoque e safra a vista, o governo quer nos matar, quer baixar a inflação do Brasil baixando preço do café,  e importação como se fosse o vilão da economia Brasileira. Temos que dar o troco neste desgoverno.

mario dornelles de alvarenga

Perdões - Minas Gerais - produçaõ de cafe
postado em 14/02/2017

E com todo este cafe a industria diz que esta faltando???O que eles querem é derrubar o preço!!!!

Carlos Alberto de Carvalho Costa

Muqui - Espírito Santo - Produção de café
postado em 15/02/2017

Não adiantou nada a entrega dos relatórios de estoques de café para o MAPA pois o ministro Blairo Maggi contra tudo e contra todos, enviou o pedido de importação para a CAMEX. Será que a bancada capixaba junto com o governador conseguirá reverter esse descalabro do vendido ministro?

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade